O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou esta quinta-feira no hastear da Bandeira Azul 2016 e da bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos” 2016, na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro. Dois galardões que atestam as condições de excelência e qualidade desta praia fluvial, pelo cumprimento de critérios de gestão e educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes e dos requisitos legais em vigor relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada. Os atributos desta praia são ainda reforçados pela classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, conferida pela Quercus.
É o quinto ano consecutivo que a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro recebe o galardão de Bandeira Azul da Europa. Um prémio atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE), que conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entre outras entidades com responsabilidades na gestão das praias.
“A atribuição da Bandeira Azul é um sinal de que esta praia tem excelente qualidade e merece ser utilizada”, afirmou o presidente da CMC durante a cerimónia, que contou ainda com a presença da vice-presidente da CMC, Rosa Reis Marques, e dos vereadores Carlos Cidade, Jorge Alves e Carina Gomes, do presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, Paulo Cardoso, entre outros convidados.
Manuel Machado realçou os bons resultados da parceria da CMC e da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, as duas entidades que promovem as candidaturas e que trabalham para que a praia fluvial cumpra os requisitos exigidos pelas entidades públicas e privadas com responsabilidades na gestão das praias. “Procuramos propiciar a boa utilização dos nossos recursos naturais e do que temos de melhor, o Rio Mondego”, acrescentou Manuel Machado, recordando que a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro “é a melhor do concelho”.
“Este ano rebemos todos os galardões possíveis”, acrescentou ainda o presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, referindo-se não só à conquista da bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos”, mas também às classificação de “Praia com Qualidade de Ouro” (Quercus).
A classificação “Praia Acessível – Praia para Todos” é atribuída pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), com colaboração da APA e Turismo de Portugal, I. P., e garante o cumprimento dos requisitos legais em vigor relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Já o galardão de “Praia com Qualidade de Ouro” confirma a qualidade das águas balneares de acordo com critérios estabelecidos pela Quercus (a água da Praia Fluvial dos Palheiros e Zorro encontra-se no percentil 95, registando elevados parâmetros de qualidade, nomeadamente “excelente”).
CMC empenhada na construção de “travessia mais duradoura”
O presidente da CMC afirmou ainda que tudo está a ser feito para que a praia fluvial possa vir a ter, em breve, uma outra ponte, mais duradoura, para a travessia entre as duas margens. “Temos vindo a procurar resolver, e espero que em breve tenhamos luz verde, esta antiga questão da ligação das duas margens. Sabemos que a ponte é vulnerável e posso informar desde já que há possibilidade, se houver acordo das entidades com jurisdição no rio, de brevemente construirmos uma travessia mais duradoura do que a que existe agora”, afirmou Manuel Machado. “Espero que para o ano já possa estar em funcionamento”, acrescentou.
Mais informações:
A Praia Fluvial de Palheiros e Zorro é uma das mais bonitas e frequentadas zonas balneares fluviais da bacia hidrográfica do Mondego, recebendo anualmente milhares de turistas.
Uma praia de beleza paisagística invulgar, que possuiu um importante património natural, para além de um conjunto considerável de infraestruturas e equipamentos de apoio, tais como bar de praia, parque de merendas com grelhadores, instalações sanitárias com chuveiros e adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, acessibilidade para deficientes motores, vigilância balnear, equipamentos de deposição de resíduos, parque de estacionamento e transporte públicos.
A morfologia da sua paisagem e a espetacularidade do vale fluvial motivam ainda a prática de vários desportos, entre os quais caminhadas, BTT, canoagem e pesca. A areia branca, a qualidade da água e a segurança do local fazem desta praia uma das mais atrativas de toda a região.