o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, nos Paços do Município, um contrato que prevê a cedência gratuita, em direito de superfície, do terreno onde se encontra instalada a Comunidade Juvenil Francisco de Assis (CJFA). Ana Maria da Fonseca, presidente da direção da CJFA, Ferreira Gapo, presidente do Conselho Fiscal, Bernardo Campos, tesoureiro, Paulino Martins, secretário, e a madre Teresa Granado, fundadora desta Instituição Particular de Solidariedade Social, também estiveram presentes no ato.
O contrato prevê a cedência gratuita, em direito de superfície, à CJFA de um terreno, pertencente ao Município de Coimbra, localizado em Cruz do Vale Seixo, Rua Cruz do Vale Seixo, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, composto por uma área destinada a equipamento, com 5683,10 m2, por um prazo de cinquenta anos, renovável por períodos de vinte anos a pedido da CJFA até um ano antes do seu termo e após a aprovação da CMC.
O direito de superfície, hoje constituído e legalizado, encerra um processo objeto de apreciação em reunião de executivo da autarquia de 18 de agosto de 1986, sendo o terreno em causa já ocupado pela CJFA desde o ano de 1987.
A CJFA, com sede em Vale do Seixo, concelho de Coimbra, constitui a verdadeira família que muitas crianças e jovens que passaram pela instituição, nunca tiveram. A fundação acolhe crianças encaminhadas pela Segurança Social, Tribunal de Menores e Comissões de Proteção de Crianças e Jovens a nível nacional, tendo neste momento cerca de 54 jovens à sua guarda.