21 Julho 2016

Salão Nobre da CMC encheu como nos grandes momentos para homenagear Éder

Salão Nobre da CMC encheu como nos grandes momentos para homenagear Éder

“É para nós uma honra, Câmara Municipal de Coimbra, e para mim, pessoalmente, acolhê-lo e recebê-lo no Salão Nobre da Cidade de Coimbra, num cenário magnífico, que pelo que tenho memória só esteve assim em 1974, na celebração do 25 de Abril, e na subida de divisão, da Académica à primeira divisão, presidida, na altura, pelo Dr. Campos Coroa”, afirmou hoje o presidente da autarquia, Manuel Machado, durante a atribuição de uma medalha de reconhecimento a Éderzito António Macedo Lopes. 

O tributo prestado pela autarquia e pela Associação de Futebol de Coimbra (AFC) ao n.º 9 da Seleção Nacional, na cidade onde cresceu deve-se ao sucesso desportivo que alcançou – ao tornar-se campeão europeu de futebol e ao contribuir para isso com o golo da vitória – e pelo seu percurso formativo, quer a nível cívico, quer desportivo, realizado em várias instituições do distrito de Coimbra.

Segundo Manuel Machado, “é magnífico que este Salão se tenha enchido deste modo com a espontaneidade e a motivação, que só a celebração, só o agradecimento, só o enaltecimento de um ato importante feito por um também conimbricense, feito por Éderzito, se realizou”.  

“O que interessa é homenagear o feito do nosso conimbricense Éderzito, num conjunto importante de jogadores como equipa, que levou Portugal a ganhar o Europeu de Futebol de 2016”, sublinhou o edil, acrescentando que as cidades e as comunidades, também são uma equipa. “E aqui eu quero alargar o cumprimento e a saudação a todos e a cada uma das pessoas, que desde a Guiné-Bissau até Coimbra e até outras terras mais distantes, acompanharam o nosso homenageado; todas elas foram pessoas importantes.”

Manuel Machado expressou a sua admiração pelo facto de Éder ter crescido com pessoas com “características sociais muito diversas”, contando sempre com amigos e nunca se esquecendo dos irmãos, na escola e no Lar O Girassol, “que consigo cresceram e viveram”. “É esta forma de encarar solidariamente a viva vivida, de forma construtiva, que eu e nós queremos publicamente enaltecer e também o Lar O Girassol pelo trabalho notável que faz ao criar cidadãos e cidadania”, sublinhou o autarca.

O presidente do município endereçou ainda uma mensagem de esperança para todos os jovens, em dificuldades ou não, de “que é sempre possível ter esperança” e reconheceu o mérito, ao qual a cidade de Coimbra “honrosamente” se associa e fica agradecida pelo facto de poder ter recebido o campeão europeu de futebol e poder manifestar uma homenagem “sincera e autêntica”.

Na mesa da cerimónia estiveram também presentes o presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, o vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade, o presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, o vice presidente da Associação Académica de Coimbra, Miguel Franco, o presidente da Associação Desportiva e Cultural da Adémia, Jorge Carvalho, e o presidente da direção da instituição de solidariedade social Lar O Girassol, João Mascarenhas.

A CMC tem vindo a homenagear os atletas de Coimbra que se destacam nas diversas modalidades. A última cerimónia aconteceu nas Jornadas Mendes Silva, em maio passado, com a autarquia a distinguir os atletas olímpicos e paralímpicos, originários de Coimbra ou representantes dos seus clubes, treinadores e um médico. Já em julho de 2015, a CMC entregara medalhas de reconhecimento aos atletas de Coimbra que se sagraram campeões nacionais ou internacionais, nas mais variadas modalidades desportivas. Foram também distinguidas algumas coletividades que conquistaram o título de campeãs ou que subiram de divisão nas modalidades/escalões que disputam. 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×