“É para nós uma honra, Câmara Municipal de Coimbra, e para mim, pessoalmente, acolhê-lo e recebê-lo no Salão Nobre da Cidade de Coimbra, num cenário magnífico, que pelo que tenho memória só esteve assim em 1974, na celebração do 25 de Abril, e na subida de divisão, da Académica à primeira divisão, presidida, na altura, pelo Dr. Campos Coroa”, afirmou hoje o presidente da autarquia, Manuel Machado, durante a atribuição de uma medalha de reconhecimento a Éderzito António Macedo Lopes.
O tributo prestado pela autarquia e pela Associação de Futebol de Coimbra (AFC) ao n.º 9 da Seleção Nacional, na cidade onde cresceu deve-se ao sucesso desportivo que alcançou – ao tornar-se campeão europeu de futebol e ao contribuir para isso com o golo da vitória – e pelo seu percurso formativo, quer a nível cívico, quer desportivo, realizado em várias instituições do distrito de Coimbra.
Segundo Manuel Machado, “é magnífico que este Salão se tenha enchido deste modo com a espontaneidade e a motivação, que só a celebração, só o agradecimento, só o enaltecimento de um ato importante feito por um também conimbricense, feito por Éderzito, se realizou”.
“O que interessa é homenagear o feito do nosso conimbricense Éderzito, num conjunto importante de jogadores como equipa, que levou Portugal a ganhar o Europeu de Futebol de 2016”, sublinhou o edil, acrescentando que as cidades e as comunidades, também são uma equipa. “E aqui eu quero alargar o cumprimento e a saudação a todos e a cada uma das pessoas, que desde a Guiné-Bissau até Coimbra e até outras terras mais distantes, acompanharam o nosso homenageado; todas elas foram pessoas importantes.”
Manuel Machado expressou a sua admiração pelo facto de Éder ter crescido com pessoas com “características sociais muito diversas”, contando sempre com amigos e nunca se esquecendo dos irmãos, na escola e no Lar O Girassol, “que consigo cresceram e viveram”. “É esta forma de encarar solidariamente a viva vivida, de forma construtiva, que eu e nós queremos publicamente enaltecer e também o Lar O Girassol pelo trabalho notável que faz ao criar cidadãos e cidadania”, sublinhou o autarca.
O presidente do município endereçou ainda uma mensagem de esperança para todos os jovens, em dificuldades ou não, de “que é sempre possível ter esperança” e reconheceu o mérito, ao qual a cidade de Coimbra “honrosamente” se associa e fica agradecida pelo facto de poder ter recebido o campeão europeu de futebol e poder manifestar uma homenagem “sincera e autêntica”.
Na mesa da cerimónia estiveram também presentes o presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, o vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade, o presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Horácio Antunes, o vice presidente da Associação Académica de Coimbra, Miguel Franco, o presidente da Associação Desportiva e Cultural da Adémia, Jorge Carvalho, e o presidente da direção da instituição de solidariedade social Lar O Girassol, João Mascarenhas.
A CMC tem vindo a homenagear os atletas de Coimbra que se destacam nas diversas modalidades. A última cerimónia aconteceu nas Jornadas Mendes Silva, em maio passado, com a autarquia a distinguir os atletas olímpicos e paralímpicos, originários de Coimbra ou representantes dos seus clubes, treinadores e um médico. Já em julho de 2015, a CMC entregara medalhas de reconhecimento aos atletas de Coimbra que se sagraram campeões nacionais ou internacionais, nas mais variadas modalidades desportivas. Foram também distinguidas algumas coletividades que conquistaram o título de campeãs ou que subiram de divisão nas modalidades/escalões que disputam.