A cidade de Coimbra é a inspiradora da II Mostra “DesafiARTE”, que engloba trabalhos de pintura a óleo de alunos da Oficina do Idoso da Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI), e que estará patente até dia 18 de setembro, no Museu Municipal de Coimbra/Galeria Almedina. Quem se deslocar ao número 85 da Rua Ferreira Borges (Arco de Almedina), poderá contemplar obras elaboradas por 18 artistas, ao longo do último ano letivo, que foram orientados pelo professor Tiago Simões.
Partindo do universo de referências coimbrãs de cada um dos artistas, as obras expostas retratam cenários imaginários ou reais, do passado e atuais, da nossa cidade, juntando elementos abstratos ou concretos e dando destaque a pormenores ou ao todo.
Podemos, por exemplo, encontrar vários quadros que retratam a cidade vista da margem esquerda, com o Rio Mondego, a ponte de Santa Clara e a Universidade como paisagem, incluindo as antigas lavadeiras na margem do Rio. A ponte pedonal Pedro Inês encontra-se retratada numa das pinturas desta exposição, a guitarra de Coimbra aparece igualmente pintada, bem como a torre da Universidade de Coimbra. Quase ao fundo da exposição podemos visualizar um quadro em que um estudante de capa e batina conversa com uma tricana. A vendedora de laranjas é outra das personagens retratadas numa das telas.
São estes alguns dos motivos que convidam a uma visita ao Museu do Chiado. Temos em “DesafiARTE” a cidade de Coimbra vista de várias formas, com cores diferentes e “sabores e cheiros” igualmente diferentes.
Para muitos destes artistas este foi o primeiro contato com a arte, para outros tratou-se de continuar um trabalho já iniciado anteriormente que leva ao conhecimento cada vez maior do que é a pintura.
Esta exposição de pintura pode ser vista, de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00; e aos sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. “DesafiArte” encerra às segundas-feiras e feriados.