Venda de cebolas, folclore, gastronomia, doçaria e jogos tradicionais
De 13 a 20 de agosto, a Praça do Comércio, em Coimbra, acolhe mais uma Feira das Cebolas, certame que vai já na sua 31.ª edição, uma reposição da antiga Feira de S. Bartolomeu, que conta séculos de existência. Com abertura oficial no próximo sábado, dia 13, pelas 22h00, a Feira das Cebolas mantém-se na antiga Praça Velha, durante oito dias, fruto de uma coorganização da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Grupo Folclórico Os Camponeses de Vila Nova.
No período diurno, o espaço acolherá aqueles que cultivam a terra na freguesia de Cernache. Aos ceboleiros, que venderão as tradicionais tranças de cebolas, juntam-se, no período noturno, outro tipo de ações, que visam promover a gastronomia/doçaria regionais, os jogos tradicionais e, sobretudo, o folclore e etnografia da região do Mondego, através das sucessivas atuações folclóricas que o evento integra. Este ano, a marcar a diferença, haverá um espetáculo de Fado e dois espetáculos com concertinas.
A gastronomia e a doçaria típicas do concelho de Coimbra estão representadas, diariamente, na tradicional “Tasquinha do Timpanas”, onde se poderá saborear o caldo verde, a sardinha de pasta, o chouriço caseiro, as pataniscas de bacalhau, o arroz doce “à Avó Ana”, as escarpeadas ou o bolo da festa, tudo isto “regado” com o licor de canela, a jeropiga ou o bom vinho do lavrador.