Quem passou hoje na Praça 8 de Maio deparou-se com cinco autocarros de transporte urbano de passageiros, dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), estacionados em frente à Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Estes novos autocarros fazem parte do investimento de quase um milhão de euros que a CMC fez na sua compra e que Manuel Machado, presidente da CMC, fez questão de apresentar à população de Coimbra.
Segundo Manuel Machado, a aquisição destes novos veículos “não tem um cêntimo de apoio estatal, ficando a sua compra a cargo dos cofres municipais”.
Os veículos, da marca TEMSA, foram fornecidos pela empresa “Carbus, Veículos e Equipamentos, Lda” tendo um custo total, IVA incluído, de 946.485 euros (176.985 euros por unidade).
Manuel Machado acrescentou ainda que, ao contrário de Lisboa e Porto, os SMTUC têm apenas como fonte de financiamento os cofres municipais, as receitas dos parquímetros e dos passageiros, que rondam os oito milhões de euros.
Questionado sobre o sistema de mobilidade do Mondego, do qual os SMTUC são uma peça fundamental, e abordado sobre a situação do Metro Mondego o presidente da Câmara referiu que “não era possível aos SMTUC esperarem mais tempo”, e “sempre que possível a frota será atualizada com autocarros novos”.
Os autocarros agora adquiridos dispõem de uma lotação de 107 lugares, e três portas de acesso.
Estão equipadas com carroçaria integral de piso rebaixado, sistema de inclinação lateral e rampa de acesso a cadeira de rodas. Estes cinco veículos dispõem ainda de ar condicionado e sistema automático de extinção de incêndios. Estes autocarros são igualmente dotados da nova geração de motores EURO 6, mais económicos e amigos do ambiente.
A renovação de autocarros dos SMTUC tornou-se essencial, tendo em conta que a frota apresenta uma média de 15 anos de idade, sendo que 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço.
Além do fator idade, um autocarro percorre, em média, 70.000km anuais em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos.
Com a compra destes novos equipamentos a frota dos SMTUC fica agora apetrechada, entre tróleis e autocarros, com141 viaturas.
De referir que os dois últimos autocarros novos tinham sido adquiridos há cinco anos.
Estas novas viaturas, que vão entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, 12 de setembro (inicio do ano escolar), serão usadas no perímetro urbano da cidade, em linhas como a 29 ou 7T.
Estiveram igualmente presentes nesta apresentação, para além de Manuel Machado, os Administradores dos SMTUC Rosa Reis Marques, Francisco Queirós e Jorge Alves, os vereadores Carlos Cidade, Carina Gomes, e representantes da empresa fornecedora.