A fatura da água não aumentará em Coimbra no próximo ano. A garantia foi dada hoje, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, durante a assinatura de um contrato de aquisição de um sistema de telemetria por parte da empresa municipal Águas de Coimbra (AdC) – sessão que decorreu no Museu da Água.
A assinatura deste contrato, que representa um investimento de 2 milhões de euros, contou ainda com a presença de Carvalho dos Santos e José Manuel Gonçalves, administradores da AdC, David Hernandez, diretor geral da Aqualogy Solutions (AS), S.A., e Salvador Marques, diretor geral da Aqualogy Portugal (AP), empresa responsável pela instalação do sistema de telemetria que proporcionará uma gestão mais eficiente do abastecimento.
Manuel Machado garantiu também que a aquisição e instalação deste sistema de telemetria não implicará qualquer “aumento de encargos para os nossos clientes”, sublinhando que “o preço da água em Coimbra não irá ser alterado no próximo ano”. “A preocupação passa por preservar o bem público e a gestão pública do bem que é do interesse comum” e “proteger os nossos clientes” com esta inovação tecnológica. O investimento de cerca de 2 milhões de euros prevê a instalação de 20.840 contadores “inteligentes” em áreas residenciais do centro de Coimbra.
A assinatura do contrato de telecontagem representa, na ótica do autarca, “um novo paradigma para a empresa municipal Águas de Coimbra”. “Continuar a fazer investimentos no sentido de reduzir as perdas” e de “aumentar a confiança e sermos ainda mais rigorosos na faturação da água, através da utilização deste sistema tecnologicamente mais avançado”, que permitirá recolher “elementos confiáveis, fiáveis e exatos” foram outros dos aspetos destacados por Manuel Machado.
“O dispositivo vai permitir defender os nossos clientes”, permitindo “aumentar a confiança entre o fornecedor e os nossos clientes”, através de um “sistema que está testado e certificado, por ser fiável”, afirmou o edil.
Manuel Machado relembrou os 13 milhões de metros cúbicos de água por ano que são pagos pelo município à “Águas de Portugal”, sendo que “aos nossos clientes só são faturados 10 milhões de metros cúbicos de água por ano”. Os números apontam para cerca de “24% de risco de haver água perdida”.
“Reclamamos que a nossa fornecedora de água tenha o mesmo cuidado, e que os contadores fiáveis de entrada de água nas nossas condutas, por parte do distribuidor, também sejam confiáveis com este sistema ou equivalente. Trata-se de uma questão preocupante, que merece ser afinada, para que se possa alcançar um ponto de exatidão da medição da água” afirmou o autarca, acrescentando que “estes são encargos que se repercutem na fatura da água do cliente”.
“Para nós, a água é um bem público, é um direito humano e como tal deve ser gerida para servir as pessoas. A nossa empresa municipal Águas de Coimbra vem desencadeando ao longo do tempo esta missão”, relevou o presidente da CMC.
O sistema de telecontagem baseia-se na tecnologia de telemetria de longo alcance (rádio VHF) e será instalado nas Zonas de Medição e Controlo da Cumeada e do Pinhal de Marrocos, em duas fases, num total de 20.840 contadores de água. Com esta solução tecnológica, os contadores estarão ligados por rádio frequência a equipamentos concentradores, que, por sua vez, emitem via GSM/GPRS para o sistema central, onde são recolhidos e processados os dados.
No próximo mês de novembro avança a implementação da primeira fase do projeto, que consiste na instalação de 6700 contadores equipados com esta tecnologia, que representam um investimento de 700 mil euros. O contrato prevê um período de 120 dias para a execução da primeira fase. Isto significa que, no primeiro trimestre de 2017, estes contadores já estarão a ser lidos à distância. A segunda fase do projeto, que prevê a instalação de mais 14.140 equipamentos, só será planeada depois de realizada uma avaliação técnica da primeira etapa do projeto.
As vantagens da telecontagem são claras e beneficiam não só a relação comercial com o cliente, como também a eficiência dos serviços. A faturação passa a ser feita com base na leitura real, eliminando a estimativa de consumo. Para além disso, esta tecnologia é, como já se referiu, um excelente instrumento na luta contra as perdas de água, já que permite, com maior celeridade, detetar fugas nos sistemas.
Sem sair das instalações da Águas de Coimbra, passa a ser possível, através de alertas, perceber se, relativamente aos clientes que possuem esta tecnologia, existe um consumo excessivo, ausência de consumo ou um consumo permanente. Em qualquer um destes casos, a empresa consegue rapidamente perceber o problema, avisar o cliente e intervir em caso de necessidade.
Neste processo de aquisição e implementação de um sistema de telemetria, a Águas de Coimbra tem estado atenta às questões de segurança inerentes à solução técnica de transmissão de dados via rádio VHS, assegurando junto da empresa fornecedora que os equipamentos que serão instalados estão devidamente testados contra quaisquer tentativas de fraude.
Os dados que chegam em permanência à unidade central permitem, aos serviços da Águas de Coimbra, detetar situações anómalas, como a verificação de consumo de água numa instalação que não tenha contrato ativo, ou casos de vandalismo, se o equipamento se danificar.
As áreas residenciais onde vai ser instalada a tecnologia pertencem à Zona de Medição e Controlo da Cumeada, que abrange áreas residenciais nobres da cidade, como Celas, grande parte da Solum e várias zonas da Baixa e da Alta de Coimbra.
Trata-se de uma área que regista um volume de perdas de 15%, valor que se considera relativamente baixo quando comparado com o valor médio de perdas de água que ocorrem noutras zonas. Todavia, estes 15% traduzem um volume de água superior ao que se verifica noutras áreas, porque falamos de um território de forte densidade populacional e de grande consumo de água.