Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) apresentaram uma proposta de lançamento de um concurso público para a compra de cinco autocarros novos, por 999.990 euros (IVA incluído). A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo municipal que decorreu esta segunda-feira.
Os SMTUC informam que definiram uma estratégia de renovação de frota com o objetivo de substituir as viaturas mais antigas, com maior consumo de combustível e mais emissões poluentes. Nomeadamente, as que contam entre 21 e 25 anos de serviço e que representam 18% da atual frota. Por outro lado, procura-se aproximar o rácio de viaturas de reserva aos 20%, percentagem recomendada por instituições internacionais.
A transportadora pública de Coimbra aposta também na evolução tecnológica das suas viaturas, respondendo às expetativas dos seus clientes, nomeadamente melhorando o conforto e a segurança de utentes e motoristas. Ao mesmo tempo, a aquisição de viaturas novas reduz custos de manutenção, melhorando a qualidade do serviço prestado e os impactes energético e ambiental.
Com mais esta aquisição, ascende a 26 o número de autocarros adquiridos, ou em vias de aquisição, pelo atual executivo camarário para incorporar a frota dos SMTUC. Entre os que foram antes comprados contam-se 10 autocarros usados, cinco autocarros novos, dois miniautocarros híbridos; uma viatura de transporte de pessoas de mobilidade reduzida e três miniautocarros. A assinatura do contrato de compra destes três miniautocarros (tipo “Ecovia”) foi anunciada por Manuel Machado no passado dia 21 de outubro – quando se assinalaram três anos de mandato. Prevê-se que a respetiva entrega ocorra até final deste ano.