O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por maioria, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a entrega formal da exploração do elevador do Mercado Municipal D. Pedro V – que, no fundo, é composto por dois elevadores, um vertical e outro inclinado – aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Os elevadores foram alvo de trabalhos de beneficiação e encontram-se agora com melhorias significativas, adequados à legislação atual (que é mais exigente do que a que estava em vigor aquando da construção dos elevadores), com toda a certificação em dia e prontos para serem entregues formalmente aos SMTUC.
Os trabalhos de beneficiação foram realizados no âmbito do contrato “Fornecimento e montagem de componentes destinados a elevadores (inclinado e vertical) do Mercado Municipal D. Pedro V” e resultaram em melhorias significativas dos dois elevadores. Uma intervenção que foi acompanhada diariamente por técnicos municipais, que elaboraram um relatório que será igualmente analisado na reunião do Executivo Municipal.
No elevador inclinado, foi efetuada a substituição completa do sistema elétrico de ligação entre a cabina e a casa das máquinas – apelidada de blindovia (que causava muitas paragens indesejadas) – por uma solução em cabo elétrico; foi implementado um sistema de resgate elétrico; instalado um sistema de comunicação de tele-emergência bidirecional, um sistema de intercomunicação entre a cabina e a casa das máquinas e um sistema de climatização da cabine. Já no elevador vertical, procedeu-se à substituição das botoneiras de comando de registos de cabina e de patamar e instalou-se um sistema de comunicação de tele-emergência bidirecional e um sistema de climatização da cabine.
Até há pouco tempo, as duas cabines não dispunham de ar condicionado. Essa era uma antiga reivindicação dos utentes, em especial nos meses de verão, que agora fica satisfeita.
O relatório elaborado pelo GES/SMTUC refere que os trabalhos foram executados com verificação de funcionamento, testes e ensaios; foi entregue a documentação de certificação CE relativa aos componentes e sistemas instalados, incluindo esquemas elétricos atualizados e a programação dos autómatos de ambos os elevadores; foi efetuada uma inspeção dos dois elevadores pela Entidade Inspetora EQS no dia 31 de agosto, para verificação dos trabalhos efetuados, realização de ensaios previstos e finalização da inspeção periódica; foram entregues, dia 26 de setembro, os relatórios de inspeção e respetivos Certificados de Inspeção dos dois elevadores, com validade até Junho de 2018.