A Igreja do Convento São Francisco recebe, a 18 de novembro, pelas 21h30, o concerto de abertura do Centenário do nascimento de Manuel Faria. Paulo Bernardino, músico e maestro que está a desenvolver o seu trabalho de doutoramento sobre Manuel Faria, dirige neste concerto a Orquestra Clássica do Centro, o Coro D. Pedro de Cristo, o Grupo Coral de Urrô e o Grupo Vocal Ad Libitum. Mais de 150 pessoas em palco vão interpretar peças em estreia absoluta.
A Câmara Municipal de Coimbra, a Associação Manuel Faria e o Coro D. Pedro de Cristo organizam este concerto, em parceria com a Universidade de Coimbra e com a Escola Superior de Educação de Coimbra, com o apoio do Instituto Universitário Justiça e Paz e do Coro Carlos Seixas.
O concerto é o primeiro evento da programação do Centenário que, entre 18 de novembro de 2016 e 18 de novembro de 2017, assinala o nascimento do compositor. Do programa geral destaca-se ainda o bailado Farsa de Inês Pereira (orquestrado por Manuel Faria), de Frederico de Freitas (1902-1980).
Apesar de a música popular de Manuel Faria ser bastante conhecida e até trauteada por muitos de nós, a sua obra erudita é praticamente desconhecida. Nos últimos tempos, porém, têm aumentado substancialmente os estudos (mestrados, doutoramentos e outros) focados na sua obra. O espólio de Manuel Faria encontra-se na Biblioteca Geral da Universidade (BGUC) de Coimbra e será feita uma visita para jornalistas e outros interessados a esta obra, na Sala de Música da BGUC, segunda-feira, 14 de novembro, pelas 10h30. A visita é conduzida pelo maestro Paulo Bernardino e por Cristina Faria, presidente da Associação Manuel Faria.
Manuel Ferreira de Faria, nascido a 18 de novembro de 1916 em São Miguel de Ceide, é uma figura relevante no contexto da música portuguesa do séc. XX. Licenciado em Canto Gregoriano e possuindo o “Magistério” em Composição Sacra, Manuel Faria dirigiu, a 20 de novembro de 1945, o seu primeiro grande concerto na Aula Magna do Pontifício Instituto di Musica Sacra, tendo sido a segunda parte do programa composta, exclusivamente, por obras suas.
Em 1946, regressado à sua terra natal deu início a diversas atividades e movimentos que, paulatinamente, transformaram e reestruturaram o panorama musical litúrgico português. É de destacar, neste âmbito, a criação, em 1971, da Nova Revista de Música Sacra (NRMS), da qual foi diretor até falecer, a 5 de julho de 1983. Em 1972, foi-lhe atribuído o 1º Prémio do Concurso Nacional de Carlos Seixas (Composição). Um ano após a sua morte, em 1984, foi-lhe atribuído o grau de Comendador de Santiago da Espada.
MÚSICA
Compositor Manuel Faria
Programa do Concerto
1 – MINUETE ALL’ ANTICA para pequena Orquestra
2 – NINNA-NANNA per una bambina nata nella guerra per orchestra
3 – NOVE PEQUENAS PEÇAS PARA ORQUESTRA DE CÂMARA
4 – TRÊS MOTETES PARA CORO E ORQUESTRA
5 – DANÇA MINHOTA para pequena orquestra (sobre dois temas populares)
FICHA ARTÍSTICA
Orquestra Clássica do Centro
Coro D. Pedro de Cristo
Grupo Coral de Urrô
Grupo Coral Ad Libitum
Sob direção de Paulo Bernardino
7€ | Bilhete geral
bilhete desconto – 5€ (estudantes; =/< 30 anos; =/> 65 anos; grupos =/> 10 pessoas)
Bilheteira do Convento, na FNAC e na BOL
Informação:
Bilheteira do Convento – 239 857 191
De segunda a domingo das 15h00 às 20h00
geral@coimbraconvento.pt