A empreitada de “Repavimentação e Remodelação de Infraestruturas da Rua dos Coutinhos e Rua do Colégio Novo” tem um custo previsto de 269.922,95 euros (+IVA) e um prazo de execução de 240 dias. O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou ontem, por unanimidade, o projeto de execução e as peças do procedimento para abertura do respetivo concurso público.
Esta obra é uma das componentes da “Rua para todos –Alta” que integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra. No global, a “Rua para todos –Alta” prevê um investimento total de 880.251,30 euros, sendo 748.213,61 euros de apoio FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
Entre outras caraterísticas, a obra localiza-se na Zona Especial de Proteção da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, inscrita na Lista de Património Mundial da UNESCO. Além da remodelação/modernização de infraestruturas e repavimentação das ruas em causa, a intervenção tem como objetivo, também, melhorar a acessibilidade pedestre ao Centro Histórico, a sua imagem visual e contribuir para a eficiência energética ao nível da iluminação pública.
A necessidade e oportunidade de levar a efeito a presente obra prende-se ainda com o forte incremento de turistas na cidade e o facto de ser um dos principais acessos ao Centro Histórico intramuros, que dá continuidade à rua da Fonte Nova, fazendo a ligação desta ao Largo da Sé Velha, e servindo, também, a Faculdade de Psicologia. É ainda uma das vias utilizadas pela única linha de transportes públicos que atravessa a cidade muralhada.