O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje um contrato-programa de desenvolvimento social que se traduz num apoio financeiro ao Clube de Tempos Livres de Santa Clara (CTL-SC), de 58.788,47 euros, para edificação de um imóvel e aquisição do respetivo equipamento. O edifício encontra-se já em fase final de construção e situa-se na rua Augusto Matos, em Santa Clara. O CTL-SC irá desenvolver, aí, respostas sociais de Creche e Centro de Dia, além de sediar o seu Serviço de Apoio Domiciliário.
O ato contou ainda com a presença do vereador da Educação e Ação Social, Jorge Alves, da presidente do CTL-SC, Rosa Moreira, e do presidente da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão. “Este é um espaço de esperança e de novo acolhimento com qualidade para os pais e avós” e “é bom que partilhemos este projeto, cuja realização se ambicionava há muito tempo”, afirmou Manuel Machado, referindo-se ao espaço como “uma nova solução esperançosa” que contribuirá “para que todos possam viver melhor”.
“Quando um conjunto de pessoas (…) se associa para empreender mais um projeto, assumindo os riscos que este tipo de operações acarreta, nós apoiamos”, disse o autarca, salientando que o “que interessa é colocar este equipamento a funcionar o mais depressa possível”. Segundo o presidente da CMC, a autarquia está disponível para ajudar, “para pôr a funcionar tão rápido quanto possível (…) e por estas pessoas, nós, se for necessária ajuda complementar estamos cá”. “Estamos a apoiar um trabalho, porque ele é útil à sociedade”, acrescentou o edil.
Por seu turno, a presidente do CTL-SC, Rosa Moreira, agradeceu todo o apoio do município, “na concretização que o CTL tem na edificação deste equipamento social”.
O novo edifício proporcionará respostas sociais que o CTL-SC hoje não possui, nomeadamente Creche, Centro de Dia e sede do Serviço de Apoio Domiciliário. Hoje em dia, na área geográfica da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, não existe nenhuma instituição que proporcione o serviço de Centro de Dia. E mesmo as respostas de Creche e Serviço de Apoio Domiciliário são consideradas insuficientes pelos serviços da CMC.
Além da comparticipação financeira de 58.788,47 euros, a CMC já antes tinha cedido o terreno – com 600 m2 e uma área de construção de 339,24 m2 -, gratuitamente, por um período de 50 anos.
O CTL-SC é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que visa o apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo; à família; às pessoas idosas; à integração social e comunitária; e a proteção social dos cidadãos em casos de doença, velhice, invalidez e morte, bem como em situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidades de trabalho. A IPSS de Santa Clara proporciona, atualmente, a dinamização de Atividades de Tempos Livres/Centro de Apoio à Família; atividades de enriquecimento curricular nas escolas de Santa Clara e dinamização de Campos de férias.
O novo equipamento social apresenta um custo total de 336.312,45 euros, valor que inclui edificação e aquisição de equipamento/mobiliário. O CTL-SC já tinha obtido um apoio de 95.400 euros – 5000 euros concedidos pela CMC para execução de acessos e 90.400 euros pelo Instituto da Segurança Social, através do Programa Fundo de Socorro Social.