6 Dezembro 2016

CMC vai fazer parte do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves

CMC vai fazer parte do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, propôs ontem ao executivo camarário deliberar sobre se a autarquia deve ou não aceitar um convite da Fundação de Serralves para fazer parte do Conselho de Fundadores desta instituição. O convite foi recentemente endereçado ao autarca através de uma carta assinada por Ana Pinho, presidente do conselho de administração e da comissão executiva da Fundação de Serralves. A proposta foi aprovada ontem, por maioria, na reunião periódica do executivo municipal.

“Em Portugal, é nosso objetivo aumentarmos a nossa presença nas mais relevantes cidades do país, através do intenso programa de itinerâncias pelo território nacional, em parceria com as Autarquias Fundadoras de Serralves”, pode ler-se na missiva, que acrescenta: “Desta forma, queremos aproximar a arte das populações de todo o país e contribuir para a criação de uma dinâmica cultural descentralizada.”

“Venho, assim, em nome do Conselho de Administração e no meu próprio, convidar a Câmara Municipal de Coimbra para fazer parte do Conselho de Fundadores – que atualmente é composto por cerca de duas centenas de membros – algo que muito nos honraria”, escreve Ana Pinho. O grupo de 200 fundadores inclui várias entidades, nomeadamente empresas, e, entre essas duas centenas, 15 câmaras municipais.

A carta adianta que aos novos fundadores é pedida uma comparticipação de 100 mil euros que, no caso das autarquias, pode ser dividida por 25 mil euros anuais a pagar em quatro anos. “E tem como contrapartida a realização, durante esses quatro anos, de uma exposição anual (acompanhada de uma grande componente de serviço educativo e de uma publicação, desenhadas especificamente para cada exposição) ou de outras iniciativas de Serralves, nos espaços da Autarquia”, especifica.

Como a autarquia deliberou a aceitação do convite da Fundação de Serralves, a formalização do estatuto de Município Fundador deverá acontecer hoje mesmo, por ocasião da Reunião Anual de Fundadores.

Na carta, Ana Pinho cumprimenta ainda Manuel Machado, pela “tão bem sucedida trajetória do Município de Coimbra, nomeadamente, a fantástica dinâmica Cultural que tem privilegiado desde que tomou posse”. 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×