O Convento São Francisco (CSF) acolhe, a partir de hoje e até ao próximo sábado, o 59º Congresso Português de Oftalmologia, que reúne mais de 1400 profissionais do setor no novo equipamento municipal. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou hoje na sessão de abertura do evento e expressou a sua satisfação por acolher este importante congresso na cidade. “Quero agradecer à Sociedade Portuguesa de Oftalmologia por podermos acolher aqui este evento. É o primeiro grande congresso científico que o Convento São Francisco recebe”, salientou Manuel Machado.
Coimbra está na agenda internacional de eventos de Oftalmologia, a partir de hoje e até ao dia 10 de dezembro. A abertura oficial do 59º Congresso Português de Oftalmologia teve início às 17h30, no CSF, e contou com a participação do presidente da CMC e também do bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, do presidente honorário do congresso, Alfredo Rasteiro, do presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Francisco Carrilho, e da presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), Maria João Quadrado.
Manuel Machado deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a escolha da SPO pelo CSF. “A receção deste congresso foi um desafio. E nós encarámos o desafio e assumimos risco. Desta forma, também podemos demonstrar o potencial deste equipamento para acolher eventos desta dimensão e das mais variadas índoles”, afirmou o presidente da CMC, desejando que todos tenham sido bem recebidos e estejam a gostar do espaço. “Aproveitámos este legado e recuperámo-lo, para que as pessoas, a cidade, a região, todos possam usufruir deste equipamento”, acrescentou ainda Manuel Machado. “Que a vossa jornada de trabalho, de reflexão, de troca de experiências, de amizade, seja profícua”, concluiu o presidente da CMC.
“Quisemos mudar de espaço, quisemos fazer melhor e conseguimos”, afirmou, por sua vez, a presidente da SPO, que foi a primeira a discursar na sessão de abertura. Maria João Quadrado elogiou o espaço do CSF, agradeceu a “colaboração inexcedível” do presidente da CMC e a presença de todos. “Os nossos oftalmologistas são os melhores do mundo, os mais preparados. Esperamos que as experiências que partilhamos neste congresso sejam proveitosas”, concluiu, passando a palavra ao presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Francisco Carrilho, que agradeceu o convite, falou do tema do congresso, a Diabetes Ocular, e desejou o maior sucesso para o evento.
Foi, então, a vez do bastonário da Ordem dos Médicos usar da palavra. “É um orgulho estar nesta imensa sala. Tenho que felicitar a Câmara Municipal de Coimbra por esta magnífica obra”, afirmou, por sua vez, José Manuel Silva. Um elogio que Manuel Machado agradeceu, convidando o bastonário para uma visita à remodelada igreja de São Francisco, que decorreu no final da sessão de abertura.
O 59º Congresso Português de Oftalmologia prossegue amanhã, logo pelas 8h30, com comunicações livres, apresentações, conferências, simpósios, cursos, workshops e outras iniciativas a decorreram em vários espaços do CSF. O evento, que hoje contava já com mais de 1400 inscrições, termina, depois, no sábado, ao final da tarde. A programação do congresso e outras informações podem ser consultadas no site da SPO, em http://www.spoftalmologia.pt/.