O quadro que a pintora Isabel Pavão doou à Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em fevereiro passado, foi hoje colocado no Convento São Francisco, o local sugerido pelo presidente da CMC, Manuel Machado. “Coimbra está grata e existe hoje tal como é graças a um conjunto enorme de pessoas que dão o seu melhor para a cidade ser assim”, afirmou o presidente da CMC. “Sou de Coimbra e tenho a maior honra que seja a guardiã deste trabalho. Esta é uma obra especial, que só podia ficar aqui”, referiu, por sua vez, Isabel Pavão.
“Esta foi uma doação de Isabel Pavão à Câmara Municipal de Coimbra e é agora propriedade municipal. É importante que isto se registe”, salientou o presidente da CMC, agradecendo à pintora conimbricense pela doação da obra à autarquia. “Obrigado”, sublinhou Manuel Machado, depois de levantar a bandeira da cidade que tapava a placa de identificação do quadro, que ficou colocado no cimo da escadaria que dá acesso ao balcão do Grande Auditório.
“Quero agradecer ao senhor presidente e a todos os que estão aqui, por estarem a festejar esta ocasião”, afirmou, por sua vez, a pintora, no ato simbólico que juntou ainda a vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, a vice-presidente, Rosa Reis Marques, o vereador Carlos Cidade e alguns familiares e amigos de Isabel Pavão. “O meu coração e o meu trabalho vêm sempre aqui dar”, acrescentou a pintora, visivelmente satisfeita com o espaço escolhido para o seu quadro. “Esta obra não tem preço e este é o local ideal para ela”, concluiu.
O quadro, um acrílico/pastel/colagem sobre tela com 170 x 296cm, que faz parte da sua coleção Impression Series, de 2014, foi doado no dia 22 de fevereiro passado, por ocasião da inauguração da sua exposição Impression Series, no Museu Municipal Edifício Chiado, na qual o presidente da CMC esteve presente.
Na altura, Manuel Machado agradeceu à pintora a dádiva do quadro, “valiosíssimo”, salientou, e propôs-lhe que o mesmo ficasse exposto no Convento de São Francisco. Isabel Pavão sugeriu, então, que ficasse no cimo da escadaria que dá acesso ao balcão do Grande Auditório. “Vou ficar muito orgulhosa de ter a minha obra entregue à cidade de Coimbra e ao Convento São Francisco, que acho um sítio extraordinário”, afirmou a pintora.
Doutorada em Arte, Isabel Pavão é conimbricense, mas vive e trabalha em Nova Iorque. Expôs o seu trabalho em museus e galerias por todo o mundo. Tem participação ativa e frequente como artista e como professora convidada em Universidades, Escolas de Arte e Museus. É também crítica de Arte e docente na City University de Nova Iorque.