O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, participou ontem na tomada de posse dos novos Corpos Gerentes da Associação Académica de Coimbra (AAC), que teve lugar no Auditório Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Manuel Machado antevê um bom mandato da nova direção da AAC, relembrando o bom trabalho que tem sido feito com as direções anteriores e o desafio que chega em 2018 – a realização dos Jogos Europeus Universitários.
Alexandre Amado sucede assim a José Dias, como presidente da AAC, num momento de renovação marcado pela despedida de todos os estudantes que se dedicaram, no último ano, a trabalhar em prol do associativismo, da cultura e do desporto, mostrando a sua equipa disponibilidade para continuar ao serviço da centenária AAC.
Numa despedida emocionada, José Dias agradeceu a todos que o acompanharam na direção geral da AAC, tendo deixado também um agradecimento à CMC por todo o apoio, nomeadamente a nível desportivo.
Na sua intervenção, o novo presidente da AAC, Alexandre Amado, defendeu um ensino público democrático e gratuito. O estudante de Direito lançou o repto para que a AAC “seja um farol de esperança, bastião de resistência e porta de crença no futuro”.
Por seu turno, o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, aproveitou mais uma vez para lembrar a necessidade de melhorar as bolsas de ação social escolar deixando a ideia de que as propinas devem “ser substituídas por financiamento público”.
Também o Conselho Fiscal, encabeçado por Eric Jorge, e a Mesa da Assembleia Magna, encabeçada por Tiago Oliveira, tomaram posse no mesmo dia. Nesta cerimónia marcaram presença, além de outras individualidades, o vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade.