A antiga Igreja do Convento São Francisco recebeu hoje o concerto do Coro da Capela da Universidade de Princeton oferecido à cidade pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Universidade de Coimbra e Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Marcaram presença a vereadora da cultura da CMC, Carina Gomes, o diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto, Francisco Paz, e (muito) público que quase lotou a igreja.
A abrir o espetáculo o Coro dos Antigos Orfeonistas deu as boas vindas ao Coro de Capela da Universidade de Princeton, interpretando três temas do cancioneiro da música de Coimbra, sendo dois deles da autoria de José Afonso.
Seguiu-se o Coro de Capela da Universidade de Princeton que, com um repertório que passou por temas russos e americanos, entre outros, cativou a assistência que retribui com aplausos.
O Coro da Capela da Universidade de Princeton é composto por aproximadamente 60 estudantes, vindos de uma das universidades americanas mais prestigiadas, que se localiza no estado de New Jersey. Uma universidade prestigiada em áreas como a matemática, a física, a astronomia, a história e a filosofia.
Este coro canta todos os domingos na capela da Universidade de Princeton, realizando todos os semestres os seus concertos. É o mais antigo coro do campus universitário, sendo conduzido desde 1992 por Penna Rose. Nos anos mais recentes tem feito algumas digressões internacionais andando atualmente por território europeu. Quando planearam esta digressão europeia, o coro fez questão de começar em Portugal, muito particularmente em Coimbra. Sábado, os elementos do coro passearam por Coimbra, tendo ficado encantados com a cidade e apaixonados pelo fado de Coimbra.
Ainda antes de os Antigos Orfeonistas se juntarem aos elementos masculinos do Coro de Capela da Universidade de Princeton, para juntos interpretarem “Balada de Outono” e fecharem em beleza a tarde, foi oferecido ao coro visitante um quadro do pintor Pedro Olaio (Filho), retratando Coimbra e que foi entregue pelo próprio à maestrina do coro americano.