Devido à grande procura registada, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aumentou, em 100 lugares, a lotação inicialmente prevista para o Concerto de Ano Novo da Orquestra Clássica do Centro (OCC), que se realiza no próximo sábado, pelas 17h00, na antiga igreja do Convento São Francisco. Os cem bilhetes extra serão disponibilizados amanhã, a partir das 15h00, na bilheteira do Convento São Francisco.
A CMC volta a oferecer à cidade um concerto de Ano Novo, com acesso gratuito, iniciativa que cumpre desde 2014, convidando a OCC, estrutura cultural sedeada no Pavilhão Centro de Portugal (espaço municipal), a protagonizar o evento. A antiga igreja do Convento São Francisco acolhe, assim, um espetáculo que, para além da OCC, contará com a presença do tenor Carlos Guilherme, sob direção do maestro José Eduardo Gomes. Para assinalar a época festiva, a abertura do concerto será feita com a interpretação da obra “Trish trasch polka”, de J. Strauss.
O trinar da guitarra portuguesa soará pelas mãos de Ricardo Silva, que interpretará um conjunto de cinco obras de sua autoria (“Semente”, “Choro do Marquês”, “Dentro e um Sonho Mágico”, “Valsa do Carrossel antigo” e “Balalaikas”).
Carlos Guilherme e a OCC tomam, depois, conta do palco para a interpretação de cinco peças, de autoria de G. Puccini, Soutullo y Vert, Pablo Sorocabal, terminando com “O Sole Mio”, de Di Capua. John Strauss é o compositor que se segue quando a OCC encher a sala com “Danúbio Azul” e a “Marcha Radetzky”.
A encerrar o concerto, o Coro Infantil do Conservatório Regional de Coimbra interpretará uma obra portuguesa, a popular “Natal dos Simples”, de José Afonso, com arranjos de José Firmino. A direção estará a cargo da maestrina Ana Quinteiro.
A iniciativa – ainda que de acesso gratuito – requer o levantamento dos respetivos ingressos, na bilheteira do Convento São Francisco, diariamente, das 15h00 às 20h00.