9 Janeiro 2017

Concerto de Ano Novo da Banda Sinfónica do Exército em versão dupla

Concerto de Ano Novo da Banda Sinfónica do Exército em versão dupla

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, convidou, hoje, todos os munícipes e demais interessados a assistirem aos concertos de Ano Novo da Banda Sinfónica do Exército, com entrada gratuita e organizados pela Brigada de Intervenção (BrigInt) com o apoio do Município e do Teatro Académico de Gil Vicente. Este ano, e pela primeira vez, devido à afluência registada em anos anteriores, a orquestra vai realizar dois espetáculos. 

Manuel Machado falava numa conferência de imprensa conjunta, realizada no quartel de Santana, com o Brigadeiro General da BrigInt, Francisco Xavier Sousa, e com o diretor do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Fernando Matos Oliveira.

Os dois Concertos de Ano Novo, oferecidos à cidade de Coimbra, estão marcados para as 21h30, dos próximos dias 19 e 20 de janeiro, no TAGV. “Coimbra tem muitas cadeiras, mas não tem cadeiras vazias”, afirmou Manuel Machado, defendendo a realização dos dois concertos de ano novo. 

O presidente da CMC destacou “a partilha, a presença e a disponibilidade da BrigInt” para atos como o Concerto de Ano Novo, que são já uma tradição, ao qual a autarquia se associa com muito gosto. Para Manuel Machado, “a cidade de Coimbra tem um modo especial de viver, em que as mais diversas instituições têm locais de realização comum” e “temos gosto de, mesmo existindo soluções alternativas, continuar a realizar este evento no Teatro Académico de Gil Vicente”, frisou.

“Vai ser um evento marcante no Teatro Académico de Gil Vicente (…) com uma excelente banda que tem realizado espetáculos notáveis”, antecipou o autarca, acrescentando que “temos gosto em acolher um ano novo (…) num momento relevante da vida da nossa cidade”.

Para Francisco Xavier Sousa, “realmente esta cidade merece toda esta colaboração, porque nós estamos na cidade” e “temos sentido ao longo destes tempos (…) uma forte amizade, um forte companheirismo, uma vontade de nos trazer para a cidade”. “Temos de agradecer às presidências e em especial ao senhor presidente – Manuel Machado – que tem feito muito trabalho com a nossa brigada”, sublinhou o Brigadeiro General da BrigInt.

Por seu turno, Fernando Matos Oliveira felicitou a iniciativa e agradeceu a confiança depositada, numa parceria reeditada ano após ano. O diretor do TAGV enalteceu ainda o diálogo existente, que tem permitido “coordenar os diversos eventos na cidade”. “Quando há uma expansão da capacidade de programação e de eventos, todos beneficiam”, disse Fernando Matos Oliveira, acrescentando que quando o Convento São Francisco estiver na sua máxima expansão “aumentará a frequência, a economia da cultura e o número de espetadores” e “o TAGV só tem a beneficiar com isso”.

Os espetáculos têm entrada gratuita, mas carecem de reserva, através do contacto com o TAGV. A Banda Sinfónica do Exército, herdeira das mais antigas tradições musicais do Exército Português, contará com a orientação do maestro Artur Cardoso.

Programa

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×