Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

30 Janeiro 2017

Presidente da Grécia recebido com honras de Estado em Coimbra

O presidente da República Helénica, Prokopios Pavlopoulos, visitou hoje Coimbra, onde recebeu honras de Estado e foi doutorado Honoris Causa, dando assim início à sua visita de Estado de dois dias a Portugal. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, deu as boas-vindas ao presidente da República Helénica e ao presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, na antiga igreja do Convento São Francisco, onde decorreu um almoço oferecido pelo município aos dois Chefes de Estado. “Convido-vos para levantarem as taças e brindarmos (…) a uma Europa mais unida pelo progresso e solidária”, afirmou Manuel Machado, no discurso que proferiu antes do almoço.

Antes, logo pela manhã, Prokopios Pavlopoulos foi recebido por Manuel Machado e pelos vereadores CMC, na igreja de Santa Cruz, para a deposição de uma coroa de flores no túmulo de D. Afonso Henriques. Foi a primeira paragem do chefe de Estado grego em Coimbra e não faltaram aplausos da multidão que saiu à rua para assistir à chegada de Prokopios Pavlopoulos.

Seguiu-se uma escolta de honra desde a praça João Paulo II até ao Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra (UC) e depois, em frente à Via Latina, o encontro entre os dois presidentes da República, com as devidas honras militares. Foi, então, o momento de uma visita à universidade, conduzida pelo reitor da UC, João Gabriel Silva, e de um encontro particular entre os dois chefes de Estado.

O almoço, oferecido pela CMC aos dois presidentes da República, teve início perto das 13h00, na igreja do Convento São Francisco. Prokopis Pavlopoulos e Marcelo Rebelo de Sousa foram recebidos por Manuel Machado, que os conduziu à mesa presidencial, onde puderam ouvir atuações do Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro e o Coro dos Antigos Orfeonistas da UC. Perante uma sala com cerca de 150 convidados, entre os quais o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva,  empresários, autarcas do concelho e do distrito, autoridades civis, militares e religiosas, Prokopis Pavlopoulos aplaudiu as atuações e fez questão de tirar uma fotografia com os membros do quarteto e do coro.

Foi, então, altura de o presidente da CMC discursar. “É para a cidade de Coimbra uma enorme honra e privilégio poder receber o presidente da República Helénica, Prokopios Pavlopoulos, nesta sua visita de Estado ao nosso país, a convite do presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem agradeço, reiteradamente, ter escolhido este sítio marcante para esta cerimónia do nosso encontro”, afirmou Manuel Machado, lembrando que “Coimbra é herdeira da Grécia, sendo carinhosamente chamada de Lusa Atenas”.

“Portugal e Grécia têm estado, com todo o mérito, a ultrapassar esta década de estagnação e de recuo. Portugal e a Grécia estão a vencer a crise”, referiu Manuel Machado, considerando que, a cada dia, os dois países “estão a construir os seus futuros com as suas mãos, com a sua imensa garra e a tenacidade inquebrantável dos seus povos, com a força das suas histórias, da sua cultura comum”. “Somos europeístas convictos. E é precisamente por sermos europeístas que não podemos aceitar esta Europa que se esquece de si própria, e que sujeita países – como Portugal e Grécia – a constrangimentos, a obstáculos incompreensíveis pelas nossas populações e à falta de solidariedade”, defendeu ainda o presidente da CMC, propondo um brinde  “à união e ao convívio fraterno dos cidadãos portugueses e gregos; a uma Europa mais unida pelo progresso e mais solidária (…) e aos povos soberanos aqui representados”.

A luta de Portugal e da Grécia para vencer a crise e a política económica de União Europeia já tinham sido temas abordados pelos dois chefes de Estado, na conferência de imprensa conjunta que decorreu, antes do almoço, na Biblioteca Joanina. “É visível a unidade de pontos de vista entre os dois países e os dois povos”, declarou, na conferência de imprensa, Marcelo Rebelo de Sousa, referindo-se também a outros temas, como os refugiados e o combate ao terrorismo. “Os nossos dois povos contribuiram decisivamente para a construção do espírito europeu”, afirmou, por sua vez, Prokopios Pavlopoulos, defendendo que a política de austeridade “criou muitos problemas” para os dois países e para a União Europeia e que “o projeto europeu se encontra ameaçado” com a crise económica e a crise dos refugiados.

A visita terminou com a cerimónia de doutoramento Honoris Causa do presidente da República Helénica, na sala dos Capelos, da Universidade de Coimbra. Uma visita que ficou marcada pela simpatia do chefe de Estado grego, pela concordância entre os dois presidentes da República quanto às questões que marcam a agenda europeia, pelo convívio proporcionado com o almoço de receção oferecido pelo presidente da CMC na antiga igreja do Convento São Francisco, e pelos aplausos dos cidadãos, que saíram à rua para verem de perto os dois chefes de Estado e as cerimónias de honra. 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)