O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, proferiu hoje um expressivo elogio a Coimbra, no início da intervenção que fez na terceira conferência do ciclo “Igualdade de Género – Um desafio para a década”, que decorreu na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos. Dirigindo-se ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, o Chefe de Estado começou por revelar que o Presidente da Grécia, Prokópios Pavlopoulos, lhe declarou que, durante a recente visita de Estado que efetuou a Portugal, com passagens por Coimbra e Lisboa, “o mais inesquecível foi a receção em Coimbra”.
“Gostaria de dizer-lhe, Sr. presidente da Câmara, que é sempre inesquecível quando vimos a Coimbra. Em parte, naturalmente, mérito dos autarcas, mas sobretudo mérito de Coimbra”, continuou Marcelo Rebelo de Sousa, originando uma salva de palmas por parte das pessoas que enchiam a sala onde decorreu a sessão.
“Coimbra alia – e sabe a Ordem dos Médicos isso muito bem – alia de uma forma singular o ser capital da Saúde, o ser alma mater da Universidade, o ser expoente cultural, o ter uma posição privilegiada até no lidar com a Língua Portuguesa e no falar a Língua Portuguesa e no viver a Língua Portuguesa. E por tudo isso, e pela juventude que dá juventude a Coimbra, é muito penhorante para o Presidente da República aqui estar uma vez mais. E agradecer, na pessoa do Sr. presidente da Câmara Municipal, o acolhimento – é sempre um acolhimento muito caloroso”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.