A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) preparou um conjunto de ações de sensibilização ambiental para assinalar o dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que, conjugadas, vão acrescentar perto de 330 novas árvores à cidade. A abertura de uma zona verde junto à futura pista de BMX, próxima da Mata Nacional do Choupal e dos campos do Bolão, será o ponto alto desta programação, que contempla ainda diversas ações pedagógicas dirigidas às escolas.
A inauguração de um bosquete naturalizado, criado num terreno que estava ao abandono, situado entre a futura pista de BMX e a EN111, marca o programa de iniciativas municipais previsto para a próxima terça-feira, dia 21 de março. A abertura desta zona verde, que contará com a presença do presidente da CMC, Manuel Machado, está marcada para as 12h00. Dará a conhecer uma área totalmente reabilitada, onde surgem agora pequenas manchas de bosquetes mistos de freixos, ulmeiros, choupos e bétulas e um alinhamento de 25 amieiros. Além das 60 árvores que ali foram colocadas e de um pequeno lago, todo o terreno foi coberto com prado e foram lá instaladas algumas mesas de apoio aos visitantes e papeleiras.
O programa do Dia Mundial da Árvore e da Floresta inclui, também, algumas ações de educação ambiental que envolvem as escolas. Logo às 8h30, no dia 21, alunos da EB2 de São Silvestre vão ajudar a plantar 15 árvores. As magnólias, as lagunárias e os pinheiros foram as espécies escolhidas para esta atividade.
Um pouco depois, às 10h00, o presidente da CMC vai contar com a ajuda das crianças do JI do Vale das Flores para plantar quatro celtis, no Parque Linear do Vale das Flores.
Ainda no dia 21 de março, as iniciativas passam, depois, para o reservatório de água de Tovim do Meio, onde um grupo de alunos do Colégio Rainha Santa Isabel vai participar na plantação de 20 carvalhos e 20 medronheiros, na área florestal contígua àquela infraestrutura da Águas de Coimbra. A ação é promovida pela empresa municipal, em parceria com a Quercus e com a empresa Número Sensação – Tratamento Florestal, e contará também com a presença do presidente do Município.
Do programa, fazem ainda parte duas ações do Município que envolvem as freguesias. No dia 21 de março, às 9h30, vão ser plantadas duas árvores na avenida Jorge Lemos e outra na rotunda da Quinta da Espadaneira, na União de Freguesias de São Martinho do Bispo.
Já no dia 25 deste mês, será a vez de plantar cinco cedros no espaço verde da rua Cidade Yaroslay, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. A ação está marcada para as 10h00 e envolve a Associação de Moradores do Monte Formoso.
Iniciativa Florestar Portugal beneficia Quinta de S. Jerónimo
As comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta arrancam, no entanto, já no dia 18 de março, com a iniciativa Florestar Portugal, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a associação AMO Portugal. A partir das 15h00, crianças, jovens e seniores, todos voluntários da AMO Portugal – Associação Mãos à Obra, vão plantar 200 árvores de espécies autóctones (sobreiros, azinheiras e carvalhos), na Quinta de S. Jerónimo.
Exposição alusiva ao Dia Mundial da Água nas Piscinas Municipais
O programa de ações de educação ambiental da Câmara Municipal evoca, ainda, a importância do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março.
A exposição interativa “Venha conhecer os ribeiros da floresta” vai passar, nos dias 21, 22 e 23 de março por três piscinas municipais. Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Coimbra e o MARE- Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra pretendem dar a conhecer os diferentes habitats existentes nos rios e ribeiros florestais. A exposição pode ser visitada entre as 10h00 e as 17h00 e está programada da seguinte forma:
• 21 de março – Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição;
• 22 de março – Centro Olímpico de Piscinas Municipais;
• 23 de março – Piscinas Municipais Rui Abreu.