Duas centenas de crianças, dos 8 aos 10 anos, participaram, esta manhã, no IV Memorial Eng.º Jorge Lemos, que decorreu no Campo Municipal da Arregaça. Os pequenos futebolistas, de 16 equipas do concelho, disputaram vários jogos, numa manhã de convívio e confraternização. O torneio, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), com a colaboração da Associação de Futebol de Coimbra (AFC), tem por fim homenagear uma figura incontornável da cidade, o homem do desporto e autarca Jorge Lemos, e fomentar a prática desportiva junto dos mais jovens.
A quarta edição do evento criado pelo atual executivo da CMC com a colaboração da AFC correu pelo melhor. Cerca de 200 crianças participaram no convívio, que pretende homenagear Jorge Lemos, uma personalidade ativa em diversos quadrantes da sociedade, que sempre abraçou o desenvolvimento do desporto no concelho. Os pequenos futebolistas receberam um diploma de participação no evento, que foi entregue pela viúva do homenageado, Maria José Brenha.
“Sentimos-nos extremamente honrados por o Jorge Lemos ser homenageado através do desporto, por o seu trabalho ter continuidade. A preocupação da autarquia para contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças e fomentar a prática desportiva junto dos mais jovens é de enaltecer. É o perpetuar da sua existência. No fundo, sentimos que ele continua vivo”, afirmou Maria José Brenha, depois de entregar os diplomas de participação a algumas equipas que participaram no torneio.
O torneio foi criado com o objetivo de fomentar a participação dos mais jovens em atividades desportivas, promovendo hábitos de exercício físico regulares. Nesta edição, cerca de 200 atletas, de 16 equipas do concelho, participaram no evento, numa manhã que se regeu pela confraternização. O torneio, que não teve cariz competitivo, contou com a participação das seguintes equipas: Cernache, Pedrulhense, Esperança, Almalaguês, Associação Académica de Coimbra/Secção de Futebol, Ribeirense, Arzila, Vigor, Assafarge, Souselas, Adémia, Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol, União 1919, Eirense, N10 e o Casaense.
“Este encontro anual já faz parte das nossas vidas”, avançou ainda Maria José Brenha, explicando que, este ano, pela primeira vez, os filhos não estiveram presentes, por se encontrarem fora do país. “Costumamos vir sempre”, acrescentou. “Espero que este encontro se perpetue no tempo”, concluiu Maria José Brenha.
Reforçamos que o IV Memorial Eng.º Jorge Lemos é um convívio de homenagem a uma incontornável figura da cidade. Jorge Lemos teve um papel relevante na promoção e desenvolvimento do desporto no concelho e ocupou, entre outros cargos, o de vereador do Desporto da CMC, deputado da Assembleia Municipal de Coimbra, membro do Conselho Académico da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol e vice-presidente da Associação de Futebol de Coimbra.