22 Abril 2017

Salão Nobre da CMC acolheu encontro de antigos membros da Juventude Socialista

Salão Nobre da CMC acolheu encontro de antigos membros da Juventude Socialista

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recebeu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os participantes no “Reencontro de dirigentes e ativistas da Juventude Socialista – anos de 1970 e 1980”, evento que decorre hoje em Coimbra. A iniciativa contou com a participação de largas dezenas de simpatizantes e militantes do Partido Socialista (PS) e figuras incontornáveis do partido, entre as quais o atual secretário-geral do PS e primeiro-ministro de Portugal, António Costa. “É uma honra receber-vos aqui. Como presidente da Câmara Municipal de Coimbra, tenho que agradecer à Comissão Organizadora deste encontro esta passagem por aqui”, reconheceu Manuel Machado.

O ponto de encontro foi no café Santa Cruz., por volta das 11h00. O presidente da CMC marcou presença, recebendo os participantes no evento e colegas de partido, antes de se deslocarem para o Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde decorreu a sessão de boas vindas, aberta apenas aos participantes. Manuel Machado agradeceu a presença de todos e mostrou a sua satisfação por Coimbra ter sido a cidade eleita para o evento. “Espero que se sintam em casa. Vamos ter um programa variado e diversificado, que vai permitir descobrir esta cidade de encantos. (…) É uma grande alegria ter-vos aqui”, concluiu Manuel Machado, que recebeu muitos aplausos dos presentes.

O socialista Henrique Fernandes e o atual secretário-geral da JS, Ivan Gonçalves, também discursaram e foram fortemente aplaudidas pelos participantes, que lotaram o Salão Nobre da CMC. Henrique Fernandes contou como a lista promovida pela JS o levou a presidente da Associação Académica de Coimbra em 1976, enquanto Ivan Gonçalves falou da atual JS, que conta com “mais de três mil militantes e uma estrutura territorial muito abrangente”, da importância de conhecerem a história da JS e quem a protagonizou, e terminou agradecendo a oportunidade de estar ali e poder, assim, aprender com a experiência dos presentes.

Os aplausos voltaram-se a ouvir, bem alto, quando o atual secretário-geral do PS, e também primeiro-ministro de Portugal, entrou no Salão Nobre da CMC. António Costa chegou discreto, mas foram muitos os colegas de partido que fizeram questão de o cumprimentar de imediato. O presidente da CMC foi o primeiro a saudar o primeiro-ministro e a mostrar o seu contentamento pela sua presença. Terminada a sessão de boas vindas, Manuel Machado conduziu uma visita à igreja de Santa Cruz – Panteão Nacional, onde se encontram os túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I, primeiros reis de Portugal.

O programa do “Reencontro de dirigentes e ativistas da Juventude Socialista – anos de 1970 e 1980” prosseguiu com um almoço convívio num restaurante da cidade. A seguir ao almoço, Alberto Arons de Carvalho, fundador do PS e da JS, Carlos César, fundador e membro dos órgãos nacionais da JS nas décadas de 70 e 80, e o primeiro-ministro António Costa, também membro dos órgãos nacionais da JS nas décadas de 70 e 80, falaram sobre a fundação e a implantação do PS e da JS, numa iniciativa que contou ainda com a atuação do grupo de baladas e fados de Coimbra, Fado ao Centro.

Um dos grandes momentos do evento, e o único público, estava agendado para as 17h00. Trata-se de uma homenagem aos recentemente desaparecidos Mário Soares e a Guilherme Pinto, com descerramento de uma placa na sede da Federação Distrital de Coimbra do PS. A iniciativa conta com intervenções do fundador do PS, António Arnaut, a lembrar Mário Soares, e também da fundadora e antiga secretária coordenadora da JS, de 1981 a 1984, Margarida Marques, a falar sobre Guilherme Pinto.  

O “Reencontro de dirigentes e ativistas da Juventude Socialista – anos de 1970 e 1980” é “uma iniciativa reservada à participação de cidadãos que, estando hoje no PS ou fora dele, estiveram juntos na fundação e implantação da Juventude Socialista, num tempo cívica e politicamente muito rico para a geração pós-25 de Abril”, diz a Comissão Organizadora do evento. Registe-se que o presidente da CMC e também da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, foi membro da candidatura promovida pela JS que esteve à frente dos destinos da Associação Académica de Coimbra em 1975/1976.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×