O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carlos Cidade, assinou hoje um contrato de apoio à aquisição de quatro viaturas elétricas de limpeza urbana e dois aspiradores (também com tração elétrica). A sessão pública decorreu em Porto de Mós. Depois de a candidatura da CMC ter sido aprovada pelo Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, o Fundo Ambiental irá financiar, em cerca de 39 mil euros, o investimento que o Município de Coimbra vai realizar na aquisição dos veículos, no valor total de 231.208 euros (c/IVA).
A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e de diversos autarcas dos 117 municípios que também viram a sua candidatura aprovada.
O documento hoje assinado permitirá efetuar um reforço de meios integrados na estratégia de requalificação ambiental do Centro Histórico – Alta e Baixa – onde os veículos e equipamentos financiados serão utilizados para melhorar o sistema de recolha de resíduos, com repercussão direta na imagem do espaço público. Quer pela dimensão reduzida, quer pela ausência de emissão de CO2 e baixos níveis de ruído, estes veículos mostram-se adequados às características físicas e humanas daquelas zonas, que justificam especial atenção e cuidado.
A compra de veículos 100% elétricos representa evidentes benefícios para o meio ambiente, com a CMC a contribuir para a diminuição da poluição ambiental e sonora no miolo da cidade, além da inerente poupança em combustível. Os quatro veículos dispõem de caixas de recolha de resíduos basculantes e, dois deles, apresentam sistemas de lavagem por alta pressão.
A candidatura ao cofinanciamento da aquisição destes veículos implicou ainda o abate de quatro viaturas de transporte de resíduos, a diesel, duas com 26 anos, uma com 24 e outra com 15. Além da idade avançada, apresentavam também quilometragens elevadas (uma delas tinha 684.406 km), fatores que as tornavam mais poluentes.
A atribuição de apoio pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente à substituição de veículos de serviço urbanos ambientais por veículos elétricos destinados à mesma utilização, no âmbito da atividade desenvolvida pelas autarquias, representa um investimento global de 5,2 milhões de euros na aquisição de 360 viaturas. Entre janeiro e março, foram recebidas 119 candidaturas a este programa, tendo sido aprovadas 117.