30 Maio 2017

Convento São Francisco vai receber o concerto final do projeto “Na Música todos Contam” no dia 11 de junho

Convento São Francisco vai receber o concerto final do projeto “Na Música todos Contam” no dia 11 de junho

O vereador da Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, esteve esta tarde nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB1) de Vendas de Ceira e de Santa Cruz, a assistir a sessões do projeto municipal “Na Música Todos Contam”, que está a ser executado pela Orquestra Clássica do Centro (OCC). Estes foram os últimos ensaios, nestas escolas, para o grande concerto final do projeto, que vai decorrer no próximo dia 11 de junho, pelas 16h30, no Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF). “Este projeto é muito bom e é para repetir”, afirmou Jorge Alves, no final das sessões, em conversa com a presidente da direção da OCC, Emília Martins.

“Na Música Todos Contam” é um projeto educativo e social, dirigido a crianças do 3.º e 4.º ano de escolaridade das EB1 da rede pública municipal e a idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. Um programa implementado pela CMC e desenvolvido pela OCC, que pretende proporcionar aos seus participantes uma interação direta com músicos profissionais, que vão explicando um pouco do processo da música, da sua história, e dinamizam atividades musicais com os vários grupos. A iniciativa arrancou no início do ano letivo e agora, no dia 11 de junho, termina com um grande concerto no Grande Auditório do CSF.

Hoje, o vereador Jorge Alves foi assistir a duas sessões do programa que junta crianças e idosos nas aprendizagens musicais: uma realizada na EB1 de Vendas de Ceira, com duas turmas, uma do 3.º e outra do 4.º ano, e os utentes do Celium; e outra na EB1 de Santa Cruz, com alunos do 4.º ano e os utentes do Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra. A soprano Marina Pacheco, da OCC, ensaiou com os seus pupilos as músicas que vão compor o espetáculo, que juntará todos os participantes em palco, a própria Marina Pacheco e o tenor Mário Alves, sob a direção do maestro José Eduardo Gomes.

Desde “La Donna è Mobile”, da Ópera Rigoletto de Verdi, com letra adaptada, até a “Venham mais cinco”, de Zeca Afonso, muito se cantou durante as sessões, de cerca de uma hora. Marina Pacheco ia explicando como devia ser o tom e a dicção. “Concentrem-se. Vão ter um público imenso pela frente. E preciso que canalizem essa energia para a articulação do texto, para os sorrisos, não podem dançar, que vocês são mais de 100 em palco”, afirmou a cantora da OCC aos seus alunos, na sessão que realizou na EB1 de Santa Cruz. “Isto é a magia do palco. Não pode haver gargalhadas, nem que alguém tropece na plateia”, acrescentou.

O projeto “Na Música Todos Contam” desenvolveu-se em torno de um conto da autoria de Mário Alves e na criação de canções soltas (conto musicado), que serão, então, apresentadas no espetáculo final. Um programa implementado pela CMC que, este ano, chegou a 12 EB1 e 12 IPSS do concelho, mas que Jorge Alves quer que chegue a todas as escolas e instituições. “A ideia é que, num universo de três anos letivos, se consiga abranger todas as escolas e IPSS do concelho”, afirmou o vereador da CMC, no final das sessões. “Só conseguimos educar para a Cultura se fizermos estas iniciativas com eles”, considerou.

O resultado final pode, então, ser visto no próximo dia 11 de junho, pelas 16h30, no Grande Auditório do CSF. As últimas indicações foram, também, fornecidas nas sessões de hoje. “Quero que a partir de hoje, todos os dias, leiam o papel com as letras, à noite, quando se foram deitar. E deixem-no debaixo da almofada, que um anjinho vai ajudar”, afirmou, Marina Pacheco, dirigindo-se aos seus alunos da EB1 de Santa Cruz, a quem desejou boa sorte para o grande concerto “Na Música Todos Contam”. 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×