“Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus” foi o tema escolhido pelo Internacional Council Of Museums (ICOM) para assinalar o Dia Internacional dos Museu, que se celebra no próximo dia 18 de maio e cuja programação foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, no Pátio da Inquisição. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, esteve na conferência de imprensa e reconheceu que “o tema deste ano é desafiante”. “Os operadores turísticos sabem que os turistas querem conhecer histórias macabras, histórias não habituais dos lugares, e por isso este tema é um desafio para cada espaço”, argumentou Carina Gomes.
Uma opinião partilhada por Ana Alcoforado, diretora do Museu Nacional de Machado de Castro, que referiu que “as pessoas gostam de viver os momentos mais obscuros da história e por isso faz sentido fazer abordagens diferentes”. Um tema que, segundo indica o ICOM, pretende “encorajar os museus a desempenhar um papel ativo na abordagem de histórias traumáticas através da mediação e de múltiplos pontos de vista visando a reconciliação”.
A Coimbra | Rede de Museus une-se, assim, mais uma vez, para comemorar estes dois eventos, que foram hoje apresentados em conferência de imprensa. Para além de Carina Gomes e de Ana Alcoforado, a conferência contou com a participação de Manuela Fonseca, da Direção Regional de Cultura do Centro, representando o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Marta Gama, da Fundação Bissaya Barreto, representando o Museu Bissaya Barreto, Pedro Casaleiro, da Universidade de Coimbra, em representação do Museu Académico e do Museu da Ciência e de Ana Santos, em representação do Museu da Água.
A principal atividade do Dia Internacional dos Museus vai percorrer os vários espaços afetos aos parceiros da rede. Neles, vão-se focar temáticas, espaços, histórias ou objetos relacionados com o indizível. Cada parceiro presente aproveitou para falar um pouco do que vai ocorrer no seu espaço ou das atividades por si organizadas e que podem ser consultadas no documento pdf mais abaixo.
No caso da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes destacou a visita que se vai efetuar pelas 15h30 do dia 18 de maio ao Edifício da Inquisição (no Pátio da Inquisição) e que se intitula: “Inquisição de Coimbra I tempos de intolerância”, dando a conhecer o espaço onde terão ocorrido os mais bárbaros ataques à dignidade humana pela mão de Tribunal do Santo Oficio. A vereadora referiu ainda a exposição “O Indizível”, patente nesse dia, no Museu Municipal de Coimbra”. Uma mostra que pode ser visitada entre as 10h00 e as 18h00 e que apresenta uma seleção de peças da coleção de arte contemporânea portuguesa do Município de Coimbra adquirida ao Casal Telo de Morais.
Por sua vez, Ana Santos, do Museu da Água, apresentou a exposição de ilustração “Coisas Pequenas com Amor”, de Rita Duarte, que pode ser vista a partir das 17h00 de dia 18 e referiu igualmente a visita que pode ser efetuada às ilustrações de Inês Monteiro dedicadas às cheias do Mondego, e que se denomina “Santa Clara das Águas – a história de um mosteiro e de um rio que nunca lhe deu paz”.
Programa Geral do Dia Internacional dos Museus
Programa Geral da Noite Europeia dos Museus
Programa do Museu Municipal