O vereador da Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, reuniu-se, esta segunda-feira, em Taveiro, com a Comissão Social de Freguesia (CSF) da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila. Segundo Jorge Alves, “a reunião serviu para perceber como está a funcionar a Comissão Social de Freguesia”. Como referiu o vereador, “pode constatar-se que existe um grande envolvimento de todos os parceiros”.
Segundo o presidente do Grupo Sócio Caritativo de Arzila, Filipe Vaz, o “trabalho na União de Freguesias Taveiro, Ameal e Arzila diminuiu, face ao bom desempenho da Comissão Social de Freguesia”.
As CSF, a funcionar em pleno desde 2014, têm um papel relevante no contexto da Rede Social. Cabe às CSF sinalizar as situações mais graves de pobreza e exclusão social existentes no território da freguesia e definir propostas de atuação a partir dos seus recursos, mediante a participação de entidades representadas, ou não, na CSF; promover mecanismos de rentabilização dos recursos existentes na freguesia; desenvolver a articulação progressiva da intervenção social dos agentes da freguesia; promover ações de informação e outras iniciativas que visem uma melhor consciência coletiva dos problemas sociais; recolher a informação relativa aos problemas identificados no local e estimular a participação da população e agentes da freguesia para que se procurem, conjuntamente, soluções para os problemas, bem como dinamizar a adesão de novos membros.
Todas as CSF têm um Fundo Municipal de Emergência Social, atribuído anualmente pela CMC, que apoia munícipes residentes na Freguesia em situação de comprovada carência social e económica que, por falta de meios, estão impossibilitados de ter acesso a bens, serviços e a condições básicas fundamentais, que lhes assegurem um patamar mínimo de vida com dignidade e que promovam a melhoria da sua qualidade de vida, designadamente nos seguintes casos: alimentação, saúde, água, eletricidade, gás, habitação (rendas e pequenos arranjos), educação e outros casos em que estejam em causa as condições mínimas de sobrevivência dos indivíduos e/ou agregados familiares.
Os beneficiários são previamente identificados no âmbito do Atendimento Social Integrado efetuado na Freguesia – e no qual está sempre presente um técnico social camarário -, e são posteriormente avaliados e diagnosticados em sede de reunião da CSF.
A CSF da União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila é presidida pelo presidente da junta, Jorge Mendes, sendo constituída pela Junta de Freguesia, CMC, Guarda Nacional Republicana, Centro Distrital de Coimbra – Instituto de Segurança Social, Centro Humanitário do Baixo Mondego da Cruz vermelha Portuguesa, AnaJovem, Centro Social de Escolas de Taveiro, Agrupamento de Escolas de Taveiro, associação TaveiroComVida, Centro Social e Paroquial de Taveiro, Centro Ameal Solidário e Grupo Sócio Caritativo de Arzila.