31 Maio 2017

Manuel Machado presente na sessão de encerramento do Vê Portugal

Manuel Machado presente na sessão de encerramento do Vê Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e a vereadora do Turismo da CMC, Carina Gomes, estiveram hoje em Leiria, na sessão de encerramento do 4.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, presidida pelo primeiro-ministro, António Costa. Um evento organizado pela Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, que reuniu no Teatro José Lúcio da Silva, entre 29 de maio e hoje, um painel alargado de oradores nacionais e internacionais, que durante três dias debateram o futuro do Turismo Interno. O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, também marcaram presença na sessão de hoje.

O Turismo Interno esteve em debate, durante três dias, na quarta edição do “Vê Portugal”. Um evento que reuniu, em Leiria, profissionais do setor, empresários, autarcas, e diversos outros interessados, num debate alargado sobre a importância do mercado turístico nacional. O presidente da CMC e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, esteve também hoje na sessão de encerramento do evento, que foi presidida pelo primeiro-ministro. 

António Costa elogiou a estratégia que tem vindo a ser seguida por quem trabalha na área, considerando que o “desenvolvimento e crescimento nacional e a criação de emprego se deve muito ao setor do turismo”. O primeiro-ministro argumentou que o “turismo Interno tem que continuar a ser uma aposta”, lembrando que “temos que olhar cada vez mais para o nosso mercado não como 10 milhões de habitantes, mas como 60 milhões de consumidores”, numa referência à vizinha Espanha. “A fronteira tem que ser um ponto de união entre os nossos agentes turísticos, culturais e económicos”, considerou, terminando o seu discurso com um agradecimento aos profissionais do setor “pelo trabalho que têm feito nos últimos 10 anos”. 

O presidente da Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, que falou antes de António Costa, referiu que a Região Centro cresceu bastante no mercado interno e lembrou os números significativos relativos a 2016: a região valeu 270 milhões de euros em hotelaria, cerca de 100 milhões em viagens, 40 milhões entre jogo e casino, e mil milhões de euros em restauração e bebidas. 

Pedro Machado salientou que o crescimento se deve, em grande parte, a uma estratégia articulada na região, “que faz toda a diferença”, elogiando o trabalho de parceria com a ANMP e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), entidades presididas, respetivamente, por Manuel Machado e Ana Abrunhosa. “Na Região Centro valorizamos particularmente os territórios. Somos 100 municípios e sem este trabalho de equipa não era possível. É uma conquista que faz toda a diferença”, sublinhou.

Recordamos ainda que, ontem, durante o jantar de gala, que decorreu no Palace Monte Real, a ANMP e a CCDRC foram as instituições homenageadas pela Turismo Centro de Portugal. 

A sessão de encerramento do 4.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, organizado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, e com o Alto Patrocínio da Presidência da República, contou ainda com a presença, entre outros, do anfitrião, o presidente da CML, Raúl de Castro, do representante da Presidência da República, Luís Ferreira Lopes, da presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, e do Diretor Geral da Junta de Turismo da Estremadura, Francisco Martín-Simón. 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×