O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, um acordo de colaboração entre o Município e o Conservatório de Música de Coimbra, para a entrega gratuita de instrumentos musicais a esta instituição, avaliados em 80 mil euros, para serem utilizados para a formação musical e instrumental de crianças e jovens.
O ato decorreu na Sala de Despacho Privado da CMC e contou também com a presença da vereadora da Cultura, Carina Gomes e do vereador da Habitação, Francisco Queirós e, por parte do Conservatório de Música, pelo presidente da direção, Manuel Rocha.
Os instrumentos, propriedade da CMC, foram adquiridos pela autarquia para apoiar, através de um contrato de comodato, a instalação da Associação Escola de Música/Filarmónica do Planalto, num espaço municipal do Bairro do Ingote. Terminado este projeto, em 2012, quando a associação deixou de desenvolver a atividade para o qual os instrumentos tinham sido inicialmente adquiridos, estes voltaram para a posse da autarquia que regulariza agora a situação dos instrumentos musicais, voltando a dar-lhes uso.
Este é um compromisso que pressupõe a entrega gratuita dos instrumentos, por parte da CMC ao Conservatório de Música de Coimbra durante o período de três anos (renovável por períodos idênticos). O Conservatório de Música de Coimbra compromete-se, por sua vez, a utilizar os instrumentos adequadamente, a fazer a devida manutenção e a colaborar com a CMC na sua área de intervenção e atuação, nomeadamente através da participação em eventos musicais promovidos pela autarquia ou na cedência de instalações e/ou equipamentos. Fazem parte dos instrumentos musicais: baterias, bombos, clarinetes, flautas, maracas, pandeiretas, saxofones, trombones, trompas e trompete, entre outros.