O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) recebe, no próximo dia 4 de julho (feriado municipal), pelas 18h30, um concerto da Orquestra Clássica do Centro & Pensão Flor, oferecido pela autarquia aos munícipes de Coimbra por ocasião das Festas da Cidade de Coimbra 2017. O espetáculo contará com a apresentação de um trabalho conjunto, numa viagem pelos dois discos editados pela Pensão Flor – “O caso da Pensão Flor” e “Sul”.
O levantamento dos bilhetes, gratuitos, terá de ser efetuado presencialmente. Para o efeito, os interessados deverão dirigir-se, a partir de hoje, das 15h00 às 20h00, à bilheteira do CSF (máx. 4 bilhetes por pessoa). Não serão aceites reservas.
A OCC, orquestra profissional, sediada em Coimbra, comemora em 2017 dezasseis anos de existência. Além dos espetáculos musicais, realiza também programas com formações sinfónica ou de câmara. Enquanto associação, organiza entre outras atividades, concursos, conferências, edição de livros e de CD’s. Em 2014 foi considerada como membro fundador e integrante da Orquestra Nacional de Cabo Verde pelo então Ministro da Cultura daquele país. Tem a sua sede no equipamento municipal Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra. Conta com o apoio Institucional da Câmara Municipal de Coimbra e tem celebrado vários protocolos com instituições, empresas e estabelecimentos de ensino. Detém ainda, desde 2015, o estatuto de ONG para o desenvolvimento. É maestro titular desta orquestra José Eduardo Gomes.
“O Caso da Pensão Flor” resulta do encontro de músicos com diferentes percursos musicais e tem algumas das suas influências nas músicas de outras latitudes, como o tango, a morna, e a música popular brasileira, cruzando-as com o Fado.