O Executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou ontem, por unanimidade, um apoio ao Projeto Educar+ da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra. Esta iniciativa visa sensibilizar as crianças e alunos que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) para estilos de vida saudáveis e noções básicas de primeiros socorros, naturalmente adaptados ao contexto escolar e às idades do público-alvo, com recurso a imagens, sons e dinâmicas lúdicas.
O projeto será desenvolvido no ano letivo 2017/2018, abrangendo a totalidade das crianças e alunos (4719) matriculados nos 33 jardins-de-infância e 58 escolas do 1.º CEB na rede pública do Município de Coimbra. Fica prevista a realização de pelo menos uma ação por estabelecimento, com duração estimada de 1h30.
Para além da realização de ações em primeiros socorros, o Projeto Educar+ abordará ainda os seguintes temas: hábitos alimentares, rotinas de sono; higiene corporal e saúde oral; atividades desportivas e de lazer; e comunicação e desenvolvimento.
A CMC irá, assim, atribuir um apoio de 3 mil euros para este projeto, comparticipação que será oficializada mediante a celebração de protocolo.