21 Setembro 2017

Encontros Mágicos de Coimbra levaram aulas de magia à EB1 de Montes Claros

Encontros Mágicos de Coimbra levaram aulas de magia à EB1 de Montes Claros

Os mágicos espanhóis Paulino Gil e Julio Rapado deram uma aula de magia, esta manhã, a uma turma do 3.º ano da escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (EB1) de Montes Claros. Uma aula diferente das habituais, ao jeito de Harry Potter, com as crianças a exultarem, ao aprenderem três truques de magia e levarem para casa todo o material para poderem treinar bem os números ensinados.

A atividade está integrada no programa dos Encontros Mágicos de Coimbra 2017 – 21.º Festival Internacional de Magia e vai repetir-se amanhã e, no sábado, às 10h30, na Casa Municipal da Cultura. Os Encontros Mágicos decorrem até ao dia 24 de setembro em vários locais do concelho.

“Os mágicos guardam segredos porque se os desvendam às outras pessoas acaba-se a ilusão.” Foi com esta frase que Paulino Gil explicou aos pequenos aprendizes que os truques de magia que lhes ia ensinar tinham que ficar em segredo. “Se vocês explicam como fizeram o truque, já não há magia”, acrescentou, antes de começar a explicar como fez desaparecer três fichas – uma amarela, uma vermelha e outra azul – que colocou debaixo de um copo. De seguida, Julio Rapado foi chamando as crianças, aleatoriamente, para virem ao centro da sala fazer o truque que tinham acabado de aprender. “Um forte aplauso para…”, pedia Julio Rapado, à medida que chamava o nome de uma das crianças que se encontrava na sala.

O segundo truque que aprenderam envolvia uma varinha “melhor do que a do Harry Potter”, como disse Paulino Gil ao apresentar o número de magia. Uma ilusão que deixou os pequenos pasmados e com vontade de a repetirem vezes sem conta. E foi o que aconteceu. Aprenderam as falas, como deveriam mostrar-se descontraídos, como deviam posicionar a varinha e a carta na mão direita, o que deveriam fazer com a carta para disfarçarem que tinham algo na mão, tudo. E experimentaram realizá-lo todos ao mesmo tempo, o que resultou num momento bem animado de magia em conjunto.

O último truque foi o das cartas. Um número que as crianças adoraram ver Paulino Gil a realizar e que as deixou bem curiosas. “Como é que fizeste isso?”, questionaram. Depois da explicação do mágico espanhol, foi a vez dos pequenos aprendizes experimentarem. Foram para o centro da sala, dois a dois, e foram realizando o truque, sempre sob a supervisão de Julio Rapado, que os ia orientando, para que nada falhasse na magia. E não falhou. As crianças passaram, assim, uma manhã diferente, e assistiram a uma aula em que a concentração também conta, mas o grande objetivo é deixar a imaginação fluir, acreditar na ilusão e conseguir fazer magia.

As aulas de magia vão continuar, amanhã e sábado, pelas 10h30, na Casa Municipal da Cultura. Uma atividade aberta a todos os que quiserem participar, que necessita de inscrição prévia através do número 239 702 630.

Os Encontros Mágicos de Coimbra 2017, promovidos e financiados pela Câmara Municipal de Coimbra e organizados pela Luís de Matos Produções, estão a decorrer em vários locais da cidade até ao próximo dia 24 de setembro. Uma edição que conta com um total de 127 espetáculos protagonizados por 19 artistas oriundos de 13 países: Brasil, Estados Unidos da América, Chile, Japão, Itália, Argentina, Bélgica, França, Cuba, Austrália, Espanha, Reino Unido e Portugal.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×