A Baixa de Coimbra foi hoje palco, ao final da manhã, de mais um espetáculo de magia de rua, no âmbito dos Encontros Mágicos – 21.º Festival Internacional de Magia de Coimbra. O japonês Kamimaro, o britânico Cliff, o italiano Vittorio Marino e o cubano Raul Camaguey protagonizaram um espetáculo único, que chamou a atenção de quem ia passando, acabando por juntar várias dezenas de pessoas na rua Ferreira Borges, junto ao Arco da Almedina. Os Encontros Mágicos de Coimbra 2017, promovidos (e financiados) pela Câmara Municipal de Coimbra e organizados pela Luís de Matos Produções, decorrem até ao próximo domingo em vários locais do concelho.
Quem passou esta manhã, perto das 11h30, pela rua Ferreira Borges não ficou indiferente às ilusões que Kamimaro, Cliff, Vittorio Marino e Raul Camaguey protagonizaram na Baixa da cidade. Com truques inexplicáveis e outros mais simples, com mais ou menos interação com o público, os mágicos que integram o painel de artistas desta edição dos Encontros Mágicos de Coimbra prenderam a atenção de quem ia passando, com vários números de ilusionismo.
As conhecidas argolas chinesas conquistaram o público presente, que não poupou as palmas para aplaudir quem as utilizou, neste caso o mágico Kamimaro e, mais tarde, Vittorio Marino. O britânico Cliff cativou as crianças que assistiam ao espetáculo, convidando-as para serem suas assistentes, e foi quem conseguiu as maiores gargalhadas do público infantil.
Já o cubano Raul Camaguey divertiu toda a plateia e conseguiu fazer desaparecer a aliança de uma senhora que estava no público e foi convidada a realizar esse número com o mágico. A aliança apareceu depois. A ajudante de Camaguey teve que abrir mais de três caixas, fechadas com elásticos, para encontrar a sua aliança, bem acondicionada, dentro de um pequeno saco. Ninguém percebeu como foi lá parar, mas isso são coisas da magia.
Os Encontros Mágicos de Coimbra 2017 estão a decorrer, desde o passado dia 19 de setembro e até ao próximo dia 24 de setembro, em vários locais da cidade. Uma edição que conta com um total de 127 espetáculos protagonizados por artistas do Brasil, Estados Unidos da América, Chile, Japão, Itália, Argentina, Bélgica, França, Cuba, Austrália, Espanha, Reino Unido e Portugal.
O evento conta com duas Grandes Galas Internacionais que vão decorrer no Convento São Francisco (CSF), hoje e amanhã à noite, às 21h30 e às 20h45 respetivamente, sendo que esta última será transmitida, em direto, pela RTP 1, logo a seguir ao Telejornal. A programação é gratuita para todos os espetáculos dos Encontros Mágicos, à exceção destas duas galas internacionais.