O Dia Mundial do Coração, que se comemora a 29 de Setembro, foi ontem celebrado na Mata Nacional do Choupal com diversas atividades. Sob o lema “Partilha a Tua Energia”, a iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Coimbra e da Fundação Portuguesa de Cardiologia foi assinalada com uma caminhada, uma “cãominhada”, yoga e rastreios.
Depois de feitos os exercícios de aquecimento na Mata Nacional do Choupal, de onde partiu, a caminhada de cerca de oito quilómetros seguiu em direção à Lapa dos Esteios, na Margem Esquerda do Rio Mondego, onde os participantes foram recebidos com um momento de fado de Coimbra, a cargo de António Dinis. A caminhada de regresso ao Choupal, por um caminho diferente, terminou com a formação de um coração humano com todos os participantes.
As comemorações incluíram igualmente uma cãominhada, para todo os que desejaram partilhar o dia com os seus cães.
O dia inclui igualmente rastreios dos fatores de risco das doenças cardiovasculares e outras atividades desportivas tais como o yoga. Ao final da manhã foi assinado um protocolo de parceria entre a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Áshram Yoga, que prevê uma colaboração que visa alertar para a importância da prevenção.
O Dia Mundial do Coração é assinalado a 29 de setembro, sendo comemorado pela Federação Mundial do Coração, à qual pertence a Federação Portuguesa de Cardiologia. Conta ainda com a participação da Unesco e da Organização Mundial de Saúde, entre outras instituições. As comemorações do Dia Mundial do Coração que acontecem em Portugal são dinamizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, que incentiva a população a participar em atividades físicas e desportivas promovidas pelas câmaras municipais e outras entidades locais.
Sendo o grande objetivo desta comemoração o reforço da importância da prática de exercício físico, de forma a melhorar o estilo de vida de cada um, a CMC, reconhecendo a grande importância que tem a atividade física como forma de prevenir doenças.