8 Janeiro 2018

CMC aprova nova entrada para o Portugal dos Pequenitos

CMC aprova nova entrada para o Portugal dos Pequenitos

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, na sua reunião desta tarde, a emissão de parecer favorável à execução de uma nova entrada para o Portugal dos Pequenitos – prevista para a frente da Quinta das Lágrimas, no topo oposto à atual entrada – e à requalificação do espaço público envolvente. Uma intervenção que irá mudar por completo a dinâmica do parque temático infantil da Fundação Bissaya Barreto (FBB). O projeto é assinado pela Subvert Studio, que venceu o concurso de ideias lançado pela FFB, e prevê a construção de um novo edifício de entrada para o parque temático que foi idealizado por Bissaya Barreto e projetado pelo arquiteto Cassiano Branco há quase 80 anos.

O presidente da CMC, Manuel Machado, enalteceu “o trabalho da Fundação Bissaya Barreto” ao fazer avançar esta obra e louvou “a coragem dos arquitetos que concorreram e que venceram” o concurso de ideias.

O equipamento vai ficar virado para a rua José Vilarinho Raposo (para a Quinta das Lágrimas) e vai receber novas valências, tais como uma loja, um centro pedagógico, sala de eventos e zonas complementares de apoio. A área envolvente também vai ser requalificada, estando prevista a criação de um espaço ajardinado com “árvores, bancos, espelhos de água, buchos que permitam ‘entrar dentro’, como quem entra num universo de outra escala”, lê-se na informação analisada na reunião do executivo municipal desta segunda-feira. E está também pensada uma nova solução urbana de circulação pedonal, automóvel e de estacionamento.

A CMC considera que se trata de uma nova realidade urbana que vem, assim, possibilitar a requalificação de uma vasta área que atualmente está afeta apenas a estacionamento, dotando-a de condições para uma melhor utilização do espaço público. Uma intervenção que apresenta claras vantagens na requalificação do local, “dotando o espaço público intervencionado com inequívoca qualidade ambiental e urbana”, lê-se na informação. A intervenção vai decorrer em vários anos, de forma faseada.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×