A embaixadora de Cuba em Portugal, Mercedes Martinez Valdés, foi hoje recebida, nos Paços do Município, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado. Uma visita de cortesia e de estreitamento de laços onde foram abordados temas diversos, desde o café português e cubano, até à atualidade política internacional.
Mercedes Martinez Valdés é embaixadora de Cuba em Portugal há cerca de três meses e, na sua primeira saída de Lisboa, está de visita a Coimbra. A reunião, onde também participou Manuel Castelo Branco, presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, começou com a embaixadora a elogiar o café português, muito semelhante ao café cubano.
A embaixadora realçou o potencial que existe para um aprofundar dos laços entre Cuba e Coimbra, nomeadamente nos setores da educação, ensino superior, saúde, ciência, entre outros. A sucessora de Johana Tablada de la Torre apresentou ainda alguns dados da economia cubana e salientou o processo eleitoral que irá decorrer em Cuba durante o primeiro semestre deste ano.
Manuel Machado transmitiu o gosto que tem em receber a nova embaixadora de Cuba em Coimbra, contextualizou um pouco da história da cidade e desejou que o trabalho da embaixadora “corra bem”, pois “é muito importante”.
A atualidade política internacional também foi abordada na reunião, com o autarca a recordar que, no decurso do mandato anterior, assinou uma petição a favor do levantamento do bloqueio norte-americano a Cuba.