Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

6 Abril 2018

ANMP e Governo assinam em Coimbra declaração conjunta para a defesa de pessoas, bens e floresta

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) assinou hoje, na sua sede, em Coimbra, uma declaração conjunta com o Governo relativa ao Protocolo de Cooperação com a Autoridade Tributária (AT), com o objetivo destas entidades cooperarem, no âmbito da Estratégia Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, na salvaguarda de pessoas, bens e recursos florestais.

Nesta Declaração conjunta pode ler-se, nomeadamente, o seguinte:

A Estratégia Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, inserindo-se num contexto alargado de ambiente e ordenamento do território, de desenvolvimento rural e de proteção civil, assume duas dimensões fundamentais: a defesa de pessoas e bens e a defesa dos recursos florestais.

A implementação desta Estratégia implica a consciencialização e a responsabilização de todos: Governo, Administração Central, Autarquias Locais e Cidadãos, convergindo os respetivos esforços e ações, devidamente articulados, para alcançar o mesmo desígnio comum.

No âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, compete, nomeadamente aos Municípios e à Guarda Nacional Republicana, entre outras ações, a fiscalização do cumprimento das obrigações de gestão de combustível e a instrução de processos de contraordenação oriundos do incumprimento dessas obrigações.

O conhecimento dos limites e da titularidade da propriedade é imprescindível para as atividades de gestão, controlo e planeamento territorial e para o sucesso da implementação da política de prevenção e combate de incêndios.

A cooperação institucional entre as entidades fiscalizadoras e a Autoridade Tributária e Aduaneira, para efeitos de identificação e notificação dos proprietários ou detentores de imóveis, é fundamental para permitir às entidades competentes o acesso aos dados relevantes relativos aos prédios, incluindo a identificação dos proprietários e respetivo domicílio fiscal.

Assim, concretizando a colaboração preconizada entre as entidades da Administração Central e da Administração Local, é hoje assinado o Protocolo de Cooperação entre a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Guarda Nacional Republicana, bem como é também assinada a Declaração Conjunta entre o Governo e Associação Nacional de Municípios Portugueses relativa ao texto de Protocolo de Cooperação a celebrar entre os Municípios e a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Estes Protocolos permitirão, à Guarda Nacional Republicana e aos Municípios, o acesso a informação disponibilizada pela Autoridade Tributária e Aduaneira respeitante à identificação dos prédios e do titular da respetiva inscrição matricial.

Desta forma, estabelece-se uma nova ferramenta colaborativa que permitirá à GNR e aos Municípios informação relevante para o exercício das respetivas competências.

A ANMP dará a conhecer o Protocolo de Cooperação aos seus associados e a AT dará conhecimento aos serviços locais de finanças, bastando aos Municípios, que queiram celebrar este Protocolo, manifestar essa intenção junto do serviço competente.

 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)