O Cortejo dos Pequenitos da Queima das Fitas 2018 trouxe alegria, durante a tarde de ontem, às ruas da Baixa de Coimbra. Apesar do tempo cinzento, as ruas encheram-se de cor, com os pequenos estudantes, dos 3 aos 6 anos, trajados a rigor, de capa e batina, a desfilarem desde a Praça 8 de Maio até ao Estádio Universitário, exibindo as cores dos vários cursos da Universidade de Coimbra (UC). Um evento realizado pela Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2018, que pretende envolver a cidade na maior festa de estudantes do país.
Eram cerca de 350 crianças e estavam vestidas como manda a tradição, de capa e batina, representando os cursos e os diferentes graus do Código da Praxe da UC, grelados, fitados e cartolados. A Praça 8 de Maio parecia uma espécie de arco-íris. Uns de azul-escuro (Letras), outros de vermelho (Direito), de amarelo (Medicina) e de azul claro (Ciências e Tecnologias), outros roxo (Farmácia), de laranja (Psicologia e Ciências de Educação), de vermelho e branco (Economia) ou de castanho e pérola (Ciências do Desporto e Educação Física).
Um cortejo que pretende recriar o original – que no domingo, dia 6 de maio, irá juntar os alunos de todos os cursos superiores da UC e do Instituto Politécnico de Coimbra nas ruas da cidade –, sendo que a diferença é que, neste, os protagonistas são as crianças. Uma forma perpetuar as tradições da cidade junto das novas gerações, proporcionando uma tarde diferente e bem animada às crianças das escolas concelhias aderentes.