A equipa de Rugby da Associação Académica de Coimbra que, no sábado à tarde, venceu a Taça de Portugal, foi ontem recebida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) em clima de festa. O presidente da CMC, Manuel Machado, entregou uma medalha de reconhecimento ao presidente da Secção de Rugby da AAC, Paulo Picão Eusébio, como forma da cidade homenagear os campeões, que trouxeram para Coimbra a 7ª Taça de Portugal. “Esta é uma forma de reconhecermos o vosso mérito”, afirmou Manuel Machado, quando entregou a medalha. “Exortamos-vos a continuarem a fazer este excelente trabalho. Sentimos orgulho com os vossos êxitos e resultados”, acrescentou.
“É um tributo justo a quem valoriza a cidade e afirma os nossos valores”, destacou o presidente da CMC, salientando que esta conquista é resultado de muito trabalho e que é esse esforço, diário, que a autarquia enaltece. “Quero que saibam que a Câmara Municipal de Coimbra aprecia o vosso esforço diariamente para valorizarem a modalidade, que ganha cada vez mais força, e que queremos que continuem a fazer este caminho com dedicação e superação”, prosseguiu Manuel Machado, concluindo: “A Câmara Municipal e a cidade estão orgulhosas de vocês”.
A entrega da medalha foi aplaudida de pé pelas cerca de duas centenas de pessoas presentes no Salão Nobre e rapidamente se gritou, em uníssono, o nome da Académica. O presidente da Secção de Rugby da AAC agradeceu a homenagem e, emocionado, explicou “o orgulho de vestir a camisola da Académica e de ser de Coimbra”. “Temos muito orgulho de ser de Coimbra e de termos sempre contado com o apoio da Câmara Municipal. Todas as nossas camisolas andam com o símbolo da Câmara Municipal”, referiu Paulo Picão Eusébio, considerando que “esta forma de viver Coimbra deve ser divulgada por todo o lado”.
“É um orgulho vestir a camisola da Académica e dizer que somos de Coimbra”, reiterou, referindo ainda que o Rugby é “uma escola de valores”, em “que não se formam só atletas, mas também homens” e que é importante continuar a sentir este apoio. “Queremos levar o nome da cidade cada vez mais longe”, concluiu Paulo Picão Eusébio, entregando uma réplica da camisola da AAC que foi feita para a final da Taça de Portugal a Manuel Machado.