12 Julho 2018

Manuel Machado defende na Assembleia da República equidade no financiamento dos transportes municipais

Manuel Machado defende na Assembleia da República equidade no financiamento dos transportes municipais

Diversas entidades e especialistas debateram ontem na Assembleia da República os transportes públicos. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, participou no debate no qual defendeu que “é importante que haja equidade entre os municípios”, dado que aqueles que têm transportes municipais “não recebem um cêntimo de compensação para o custo social dos transportes”.

O autarca de Coimbra, Manuel Machado, que também preside ao Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), salientou que manter uma rede de transportes públicos “é dispendioso”, mas, na sua perspetiva, “vale a pena”, referindo-se aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Manuel Machado salientou que os cinco municípios que têm transportes municipais “não recebem um cêntimo de compensação para o custo social dos transportes” e defendeu ainda que “é importante que haja equidade entre os municípios”, onde “os cidadãos residentes devem ter benefício equiparado no que diz respeito aos transportes”.

“Há áreas do território nacional que têm compensações (…) pagas pelos impostos de todos os cidadãos e há outros que não têm nada. Isso preocupa-nos. E seria importante poder, mesmo o legislador e o Governo e todos nós, contribuir para que isto fosse equilibrado, para haver contas certas e gestão da coisa pública com um sentido de equidade”, considerou.

O autarca defendeu ainda a necessidade de uma reprogramação dos programas como o Portugal 2020 que “considere os transportes públicos como essenciais”.

Em Coimbra, “estamos a fazer algumas experiências para ver se aumenta o número de utilizadores nos autocarros, porque é preocupante o declínio”, através de iniciativas como ‘wireless’ gratuito e outras medidas, como sistemas de bilhética e horários mais fiáveis e a requalificação da frota. “Apesar das inovações, sabemos que as pessoas não estão contentes”, admitiu.

A Conferência sobre Transportes Públicos realizou-se ontem no parlamento por iniciativa da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, abordando temas como “A mobilidade nas áreas metropolitanas” e o futuro do serviço público de transportes.

CMC / LUSA

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×