Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

11 Setembro 2018

CM Coimbra delimita nova ARU para potenciar reabilitação urbana na área Património Mundial

CM Coimbra delimita nova ARU para potenciar reabilitação urbana na área Património Mundial

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de segunda-feira, a delimitação de uma nova Área de Reabilitação Urbana (ARU) no centro da cidade, denominada ARU Coimbra-Universidade/Sereia, que corresponderá territorialmente à zona classificada como Património Mundial da UNESCO não incluída nas ARUs Coimbra Alta, Baixa e Rio, integrando, por exemplo, a Av. Sá da Bandeira, a Praça da República, o Parque de Santa Cruz/Jardim da Sereia, a R. Padre António Vieira, o Bairro Sousa Pinto e a Alta Universitária. Esta medida visa consolidar e complementar a estratégia da autarquia de promoção da reabilitação urbana da zona central da cidade, seja de iniciativa privada ou pública, de forma a serem usufruídas as oportunidades de financiamento.

Coimbra vai delimitar uma nova ARU, que corresponde a um prolongamento do conjunto das ARUs existentes, permitindo, assim, uma área de intervenção integrada mais ampla e coerente com a zona especial de proteção da área classificada como Património Mundial da UNESCO. Esta medida vem potenciar ainda mais o acesso aos programas de financiamento no âmbito do Portugal 2020.

Para além dos instrumentos de financiamento, a constituição desta ARU permite que os proprietários tenham acesso a vários apoios e incentivos fiscais, seja em impostos municipais (imposto municipal sobre imóveis [IMI] e imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis [IMT]), ou impostos nacionais, tendo em conta o atual quadro legal, considerando as medidas contempladas no Orçamento de Estado 2018.

As ARUs definem-se legalmente como sendo “áreas territorialmente delimitadas que, em virtude da insuficiência, degradação ou obsolescência dos edifícios, das infraestruturas urbanas, dos equipamentos ou dos espaços urbanos e verdes de utilização coletiva, justifiquem uma intervenção integrada”, define a lei. Ora, a delimitação de ARUs determina a necessidade, assumida pela autarquia, “de congregar nessa área, um conjunto de intervenções e investimentos integrados, consequência da estratégia definida, de modo a assegurar a salvaguarda do património edificado e o desenvolvimento sustentável do respetivo território”. Essa é a própria definição de Operações de Reabilitação Urbana, isto é, um conjunto de intervenções que, de uma forma integrada, visam a reabilitação urbana de uma determinada ARU.

Agora que aprovada pelo executivo municipal, a delimitação da nova ARU será remetida à Assembleia Municipal.

 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)