9 Outubro 2018

Coimbra recebe Encontros Internacionais de Jazz de 17 a 27 de outubro

Coimbra recebe Encontros Internacionais de Jazz de 17 a 27 de outubro

A 16ª edição do Festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, coorganizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e pelo Jazz ao Centro Clube (JACC), foi hoje apresentada. Entre 17 e 27 de outubro haverá concertos no Convento São Francisco e noutros espaços culturais da cidade, e as novidades são a realização de concertos gratuitos na Baixa de Coimbra e nos transportes públicos (SMTUC). Na conferência de imprensa participaram a vereadora da Cultura da CM Coimbra, Carina Gomes, o presidente do JACC, José Miguel Pereira, e o representante da entidade patrocinadora do evento, Rui Fonseca.

Os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra estão de volta para mais uma edição. Serão 12 concertos, em 10 dias dedicados ao Jazz, num festival singular que percorrerá vários locais de Coimbra.

Na conferência de imprensa de apresentação do festival, que decorreu no Convento São Francisco, Carina Gomes destacou que “o festival merece o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, pela sua longevidade, e pela sua capacidade de se reinventar todos os anos, chegando sempre a mais públicos”.

A vereadora da Cultura salientou as caraterísticas únicas de um festival “que ocupa cada vez mais espaços na cidade”, onde também se inclui, desde há duas edições, o Convento São Francisco. O centro de espetáculos e de congressos de Coimbra irá acolher, nesta edição, dois concertos, nos dias 26 e 27 de outubro. No dia 26, atua o trio de Carla Bley. A compositora e pianista norte-americana, de 82 anos, apresenta-se em trio no palco do Convento São Francisco. Estará acompanhada, como é habitual, por Andy Sheppard (saxofone) e Steve Swallow (baixo eléctrico). Já no dia 27, o concerto estará a cargo de Mário Laginha, que apresenta o seu projeto internacional.

O Festival Jazz ao Centro é “um dos pontos marcantes da programação cultural do Município de Coimbra”, sublinhou Carina Gomes, elogiando também a programação. A autarca lançou ainda um apelo aos jornalistas para que ajudem a divulgar a iniciativa.

Já José Miguel Pereira começou por agradecer o apoio da autarquia, destacando as parcerias estabelecidas com os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), que permitirão obter uma maior abrangência de públicos. De seguida, o presidente do JACC apresentou detalhadamente a programação do evento.

Destaque ainda na programação deste ano dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra para algumas oficinas e espetáculos educativos.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×