23 Outubro 2018

Estabilização de taludes na Estrada de Coselhas com estimativa orçamental de um milhão de euros

Estabilização de taludes na Estrada de Coselhas com estimativa orçamental de um milhão de euros

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, o anteprojeto de estabilização de taludes na Estrada de Coselhas. O local apresenta diversas instabilizações, que ocorrem especialmente em períodos de chuvas intensas. As soluções propostas pretendem, precisamente, minimizar o desabamento e os deslizamentos superficiais de materiais rochosos e melhorar a drenagem superficial do maciço. A intervenção tem uma estimativa orçamental de um milhão de euros e um prazo de execução de entre 15 a 20 semanas.

O anteprojeto é realizado pela empresa COBA, Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A., que começou por realizar o levantamento topográfico da zona em estudo, situada na encosta da margem esquerda da ribeira de Coselhas, em Coimbra. O talude em estudo desenvolve-se numa extensão de 240m e apresenta uma altura média de 25m, tendo na sua base 10 blocos habitacionais e de comércio. A empresa identificou várias instabilidades no local, que podem ocorrer devido às características naturais dos terrenos escavados e que agravam em período de chuvas. Essas instabilizações traduzem-se, fundamentalmente, pelo desabamento e queda de blocos, bem como ravinamento e deslizamentos superficiais de materiais terrosos e rochosos.

As intervenções propostas visam, assim, minimizar estes efeitos e melhorar a drenagem superficial e profunda do maciço. O projeto prevê trabalhos preparatórios, de desmatação e desarborização, remoção de blocos acumulados, saneamento de blocos instáveis e remoção de redes existentes. E soluções de estabilização, tais como o reperfilamento de taludes, a colocação de redes de alta resistência, betão projetado, barreiras dinâmicas, recalçamento de fundações e preenchimento de consolas. Estão previstas ainda outras intervenções complementares que possibilitem o reforço da drenagem superficial do talude.

A intervenção tem um custo orçamental estimado em cerca de 1.050.000 euros e um prazo de execução que pode ir das 15 às 20 semanas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×