O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, recebeu, esta manhã, no seu gabinete, o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general José Nunes da Fonseca, e o comandante da Brigada de Intervenção (BrigInt), brigadeiro-general Francisco Xavier Ferreira de Sousa. A visita integrou-se nas celebrações do Dia do Exército, que se comemora a 24 de outubro, e que evoca a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal e Patrono do Exército.
Manuel Machado e o general Nunes da Fonseca, estando também presente o presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho, e a vereadora da CM Coimbra, Carina Gomes, trocaram algumas impressões e abordaram a recente intempérie que assolou a zona centro do país, nomeadamente, o concelho de Coimbra. “A pronta disponibilidade e o trabalho da Brigada de Intervenção foi notável”, destacou o autarca.
Por seu turno, o general Nunes da Fonseca ficou orgulhoso com o que ouviu e demonstrou, de imediato, a disponibilidade de colaboração do Exército e da BrigInt, sempre que necessário. O responsável militar salientou que é uma honra estar em Coimbra, naquele que foi o seu primeiro ato oficial enquanto CEME. Já o comandante da BrigInt sublinhou que “esta cidade também é a nossa cidade”, reiterando a disponibildiade de colaboração.
Por fim, Manuel Machado entregou uma medalha de reconhecimento para assinalar a efeméride e desejou ao general felicidades na sua nova função.
A comitiva militar deslocou-se depois para a Igreja de Santa Cruz, onde se cumpriu o ritual que evoca e homenageia D. Afonso Henriques, através da colocação de uma espada e da deposição de uma coroa de flores no seu túmulo.