Tendo em conta que existem várias entidades desportivas que utilizam infraestruturas municipais para a sua atividade regular e que, para muitos, essas infraestruturas são o único local de prática que têm à disposição, a autarquia decidiu apoiar essas entidades concelhias através da atribuição de isenção do pagamento de taxas municipais relativas à utilização das suas infraestruturas. Uma forma da edilidade promover as condições de prática durante a presente época, para que estes possam ter excelentes condições de trabalho e alcançar os melhores resultados e sucessos desportivos.
A proposta aprovada envolve um valor global de 705.268,58 euros de isenção de taxas relativas à utilização de infraestruturas desportivas municipais, tais como o Centro Olímpico de Piscinas Municipais, Piscinas Municipais Rui Abreu e Luís Lopes da Conceição, Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, Estádio Municipal de Taveiro, Ginásios do Estádio Municipal Cidade de Coimbra, Pista de Atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra e ainda os espaços desportivos de escolas do concelho contratualizadas com a Câmara Municipal de Coimbra.
Recorde-se que a 20 de novembro de 2018, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, assinou 68 contratos-programa com coletividades desportivas do concelho de Coimbra, que visam a atribuição de uma comparticipação financeira referente à época 2017/2018, que totaliza cerca de meio milhão de euros. Na mesma cerimónia foi outorgado um contrato de publicidade, no valor de 24.600€, para que o piloto Filipe Albuquerque exiba a identificação do Município de Coimbra, nomeadamente, no seu capacete, à semelhança do que já aconteceu na prova “4 horas de Portimão”, que fechou o calendário 2018 do European Le Mans Series e que a equipa do piloto venceu.
Assim, o apoio municipal às coletividades desportivas durante o presente ano já perfaz um total global superior a 1,2 milhões de euros.