O grande auditório do Convento São Francisco abriu as portas à associação Acreditar e a todos as crianças, pais, familiares, amigos, voluntários para a sua festa de Natal. Uma festa que teve teatro, dança, música e partilha de afetos.
O presidente da CM Coimbra elogiou o trabalho da associação e dos voluntários e deixou uma palavra de esperança a todos os que se encontravam na sala. “Haja esperança. Com o trabalho de todos vocês, de todos nós, é possível ter esperança no Sol Invicto, que há-de alumiar o ano que vem aí, de 2019”, afirmou Manuel Machado, desejando a todos um bom Natal.
O presidente da Acreditar foi o segundo a discursar. João Bragança agradeceu a todos os que possibilitaram a festa, aos voluntários da associação, deixou uma palavra especial às crianças com cancro, famílias e amigos, e aproveitou a presença do Presidente da República para lhe pedir que ajude as crianças que estão internadas na ala pediátrica do Hospital de São João a mudarem para um sítio melhor.
Marcelo Rebelo de Sousa respondeu ao apelo de João Bragança. “O Presidente da República tem de ter um coração grande, onde caibam todos os portugueses (…), mas há uma parte especial do coração que tem a ver com essas crianças e jovens que todos os dias ganham desafios”, começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa, para passar a anunciar, emocionado: “Este Natal, para mim, era um Natal especialmente triste, porque não o vou passar com os meus filhos e netos. Mas, de repente, encontrei aqui tantos filhos e netos que me deixam feliz. (…) No dia 25 de dezembro irei ao Hospital de São João para passar o Natal com as crianças que vão lá estar”. E a plateia aplaudiu.
A festa começou com o Ensemble de Jazz da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, contou com as atuações de Barnabés Acreditar, Os Azeitonas, Academia de Bailado da Lousã, Voluntários Acreditar – Teatro, Rita Dias, Luís Travasso e António Raminhos e terminou com as crianças a receberem as prendas do Pai Natal e a tirarem fotografias e “selfies” com o Presidente da República.
O vereador da Ação Social da CM Coimbra, Jorge Alves, e o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, Franscico Andrade, também marcaram presença no evento.