Este fórum internacional pretende estabelecer um diagnóstico e definir objetivos estratégicos para a ação da equipa que está a elaborar a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, com base na prática da análise SWOT, e com a ajuda das personalidades convidadas.
Além do mágico Luís de Matos, a equipa responsável pela candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 é constituída pelo antigo diretor do Conservatório de Música de Coimbra, Manuel Rocha, pelo vice-reitor da UC para a área do turismo, Luís Menezes, pelo antigo diretor regional da Cultura do Centro, António Pedro Pita, pelo médico Nuno Freitas, e pela antiga vice-reitora da UC, Cristina Robalo Cordeiro, para além da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes.
Recorde-se que esta candidatura está a ser impulsionada pela CM Coimbra, que a 5 de junho de 2018 apresentou a equipa responsável pela candidatura. Na ocasião, o presidente da autarquia, Manuel Machado, salientou que esta “é uma candidatura que terá de unir e reunir toda a cidade em consensos alargados. É uma candidatura para valorizar Coimbra, a região e o país”.