A saúde é, sem dúvida, uma das apostas fortes deste executivo municipal, que criou um pelouro próprio para esta área de intervenção, no início deste mandato, o qual foi entregue à vereadora Regina Bento. A autarca falou disso mesmo, esta tarde, no evento “Dormir Bem, Envelhecer Melhor”, explicando que uma das primeiras medidas realizadas foi a integração de Coimbra na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. “Neste âmbito, temos vindo a abraçar vários projetos relacionados com a promoção da saúde e a prevenção da doença e a reforçar as parcerias com várias entidades”, afirmou Regina Bento, dando como exemplo o protocolo de colaboração celebrado ontem entre a CM Coimbra, os SMTUC e o CNC.
“É uma parceria que prevê a realização de ações de sensibilização sobre a Apneia do Sono e a integração de trabalhadores da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra num projeto de investigação que ao Centro de Neurociência está a realizar sobre a deteção precoce da Apneia do Sono”, salientou a vereadora, explicando que o CNC reconheceu algumas caraterísticas de risco nos funcionários municipais e dos SMTUC. “Há um risco acrescido, por exemplo, quando se trabalha por turnos e nós temos vários funcionários nessa situação”, acrescentou Regina Bento, realçando a relevância da parceria e da promoção da saúde dos funcionários e de todos os cidadãos.
Regina Bento falou ainda da importância da deteção desta doença, que leva quem sofre deste distúrbio a acordar cansado, sonolento e sem forças para enfrentar o dia, e da necessidade de a levar a sério. “O sono é uma questão muito importante para a nossa saúde. É importante dormimos bem para termos forças para um dia de trabalho e não devemos escamotear esta necessidade, devemos dar-lhe a devida importância”, referiu ainda a vereadora da Saúde da CM Coimbra.
Regina Bento procedeu, de seguida, à entrega dos prémios do concurso de desenho “Dormir Bem, Envelhecer Melhor”, promovido pela APS e pelo CNC. A autarca entregou as distinções, juntamente com o diretor da Escola Secundária Quinta das Flores, Lúcio Pratas, aos quatro vencedores do concurso, nas categorias de 1º, 2º e 3º ciclo e ensino secundário, respetivamente Gustavo Maia da Silva, José Maria Guedes, Matilde Correia e Tiago Gonçalves. Os vencedores viram os seus desenhos transformados em postais.
A tarde prosseguiu com uma conversa entre especialistas sobre “O Sono ao Longo da Vida”, uma performance teatral realizada pela companhia Marionet/Laboratório do Desconhecimento e intitulada “A Máquina dos Sonhos, e um debate sobre a “Religião e o Sono” e sobre a forma como os Livros das Grandes Religiões Proféticas (a Tora do Judaísmo, a Bíblia do Cristianismo e o Alcorão do Islamismo) sublinham a importância de dormir. O evento foi conduzido por Ana Rita Álvaro, investigadora do CNC, e Maria Helena Estêvão, pediatra e membro da direção do APS.