O presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, e a vice-presidente da direção da ADRL, Natércia Ferreira, assinaram ontem o contrato para a cedência grauita, por um período de três anos renováveis, das instalações da antiga escola do Loureiro. O objetivo é dar a conhecer e preserver o espólio da ADRL que conta com dezenas de brinquedos de tempos antigos.
O edifício, de rés-do-chão, situa-se na localidade do Loureiro, freguesia de Cernache, e é composto por uma sala, um alpendre, um hall de entrada, arrumos e instalações sanitárias. Um espaço com uma área total de quase 1000 m2, sendo que 139,48 m2 são de área coberta e os restantes 805,5 m2 de área descoberta. O contrato, ontem assinado, prevê que todos os encargos do edifício, os seguros e a sua manutenção passem, agora, a ser responsabilidade da ADLR. A associação poderá fazer obras, intervenções, melhoramentos e adaptações no espaço, mas precisa sempre da aprovação da CM Coimbra.
A instalação do Museu do Brinquedo Tradicional Popular é uma, também, uma aposta fundamentada no valor educativo e psicossocial do conhecimento, preservação e reativação dos brinquedos tradicionais populares. A ADRL pretende, ainda, utilizar o espaço para dinamizar ações que tenham como destinatários preferenciais os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico, professores, educadores e a população idosa, garantindo a todos o direito a brincar, consignado nos normativos internacionais e na legislação nacional.
A Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro foi fundada a 13 de outubro de 1980 e conta atualmente com cerca de 300 sócios. A sua missão é promover a cultura e a convivência dos seus sócios, apostar na formação da juventude e defender e valorizar o património da região.